Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O Natal das crianças da Casa Guido

Uma bonita festa reuniu amiguinhos que tem em comum a luta contra o câncer
Por Fagner Santos Criciúma, SC, 19/12/2018 - 09:45
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Hygor Dhuan Teixeira, nove anos, queria brincar com seus amigos. Mas, ao mesmo tempo, tentava entender como funciona o processo de produção de um jornal. “Tudo o que eu falo você anota no seu caderno?”, questionou, pensativo. Com a resposta positiva e ao entender a finalidade das anotações, o menino tratou logo de querer ler o seu nome. “Você escreveu errado. É Hygor com H e Y”, apontou. 

A correção veio junto com diversos outros questionamentos, afirmações e histórias do garoto. “Eu gosto muito de vestir fantasias, e meus brinquedos favoritos são os caminhões”, contou Hygor. Espontâneo e sempre em atividade, o menino olhava ao redor enquanto concedia entrevista, na tarde de ontem, durante a festa de Natal para as crianças da Casa Guido. 

O menino Hygor

Pode ser que a proximidade com o Natal tenha o tenha deixado animado. E parecia. Mostrou seu presente de natal, um par de tênis, que logo calçou e correu a brincar. “Ele sempre está assim, correndo e animado com tudo”, comentou a mãe do garoto, Maiara Teixeira. 

Seguir em frente

A intensidade, curiosidade e felicidade podem parecer comuns em uma criança. Entretanto, Hygor é diferente. Ele representa a alegria e a simplicidade delas em qualquer situação. Mesmo que isso signifique enfrentar um câncer com um sorriso no rosto. 

Feliz com o presente

Diagnosticado há quase dois anos com neuroblastoma renal maligno, o pequeno nunca deixou de sorrir. “Foi muito difícil, sofri muito no começo, mas ele sempre estava alegrando a todos”, relembra a mãe. Hygor nunca se deixou abalar pela depressão, comum em pacientes com Câncer. “A psicóloga falava que ele era muito feliz, e realmente nunca deixou de brincar normalmente”, completou. 

Em maio de 2017, chegou a pesar menos de 17 quilos. Atualmente com 34, apresenta plenas condições de correr com os amigos, como fez ontem. “Ele está muito melhor, e foi a força do meu filho, a Casa Guido e a nossa fé que nos possibilitaram chegar até aqui”, expõe Maiara, emocionada. 

A expectativa é que a alta médica do garoto venha até junho do próximo ano. Depois de diversas sessões de quimioterapia, tempos de fraqueza física e medicamentos, Hygor poderá seguir brincando como sempre quis. “Era só o corpo fraco, a mente sempre seguiu e vai continuar forte, simples e alegre”, arremata a mãe do menino. 

A festa foi animada

Um natal mais colorido

Hygor é um dos 97 pacientes de câncer que estiveram na festa de ontem, no Pinheirinho. Com presentes para todas as crianças e seus irmãos de até 12 anos, muitas brincadeiras e carinho estavam disponíveis para todos. 

“Tudo vem de arrecadações financeiras, que usamos para comprar os presentes, ou também de doações de itens que repassamos para as crianças”, explicou a assistente social da Casa Guido, Juçara Dias. Ao final, todos saíram presenteados. 

A ideia da festa é estimular um Natal mais amigável, bem como oferecer alegria para os pequenos em um momento tão delicado. “Por isso deixamos que eles escolhessem um presente”, disse a assistente social. Foi assim que Hygor acabou ganhando um par de tênis. “Ele pediu uma chuteira, mas era muito grande e cara. Ele entendeu e acabou trocando por um tênis”, conta Juçara.  

Tanto o presente de Hygor, Leonardo e dos outros pacientes simbolizou o amor da Casa Guido para com as crianças e adolescentes pacientes do Câncer. “Queremos o melhor para eles, é uma forma de fechar o ano bem, mostrar que o amor transforma e renova”, finalizou o presidente da entidade, Antonio Guedin. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito