Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

O mundo cabe no Rincão

Atletas de 14 países disputam o Mundial Rincão de Beach Tennis
Por Vítor Filomeno Edição 18/02/2022
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Balneário Rincão sempre recebeu turistas durante o verão, principalmente vindos de Criciúma e região. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de mais de 13 mil habitantes. Na temporada mais esperada por quem gosta de calor e praia, o número chega a ser de 150 mil pessoas.

Porém, durante este fim de semana a cidade recebe visitantes especiais de 14 países diferentes. Espanhóis, italianos, russos, venezuelanos, arubanos, alemães, porto-riquenhos, chilenos, letões, franceses, portugueses, norte-americanos, paraguaios e argentinos vieram para o Sul de Santa Catarina. O motivo? Um torneio internacional de um esporte que virou uma febre nos últimos anos.

Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

O Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed trouxe grandes nomes do beach tennis mundial, tais como André Baran, Michelle Cappelletti, Théo Irigaray, Nikita Bumarkin, Nicole Nobile, Flaminia Daina, Patrícia Diaz, Eva Palos e Giulia Gasparri. Baran é o melhor brasileiro do ranking mundial da modalidade, estando na oitava colocação.

O atleta ficou maravilhado com a estrutura montada na Praça Central do Rincão, da qual ele espera lotação máxima nos dias do torneio. "A expectativa é a melhor possível. Viemos de uma sequência bem forte de quatro torneios, com grandes resultados. Então, estamos muito ansiosos para iniciar os jogos. O principal é receber aquela energia da galera e temos certeza que a casa estará cheia", afirmou Baran.

André Baran em ação / Foto: Reprodução / Redes Sociais

O primeiro colocado do ranking é do país onde surgiu o beach tennis. Michelle Cappelletti foi mais um que elogiou as arenas, o que "foi uma surpresa muito positiva". Mesmo sugerindo que o ideal é se divertir com o esporte, ele não está para brincadeira no Rincão. "Quando uma pessoa começa a jogar, a prioridade é se divertir. Quanto ao torneio, a expectativa é sempre tentar ganhar o torneio. Esse é o objetivo primário", garantiu.

Ele e seu parceiro, o espanhol Antonio Vieira, são a dupla número 1 do mundo, ainda que não estejam sempre juntos para treinar.  "Nós não treinamos juntos, porque vivemos em cidades diferentes, mas nos preparamos ao máximo para tentar ganhar esse evento muito importante", disse Cappelletti.

Cappelletti, o número 1 do mundo no Rincão / Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

A organização foi um dos pontos mais exaltados pelos atletas no Rincão. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias, o transporte dos atletas internacionais está sendo feito de ônibus e não houve reclamações. Ele ainda enfatizou a relevância que o Mundial Rincão de Beach Tennis trouxe para a região Sul de Santa Catarina.

"É um evento muito importante para o município. É histórico no Brasil, em Santa Catarina e na região Sul. É um trabalho de planejamento de muitos meses e está sendo coroado até mesmo com os dias de sol no Balneário. Em estrutura, o Rincão atende todas prerrogativas e necessidades que o torneio exige", afirmou Farias.

Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

No país em que há mais de um milhão de praticantes do beach tennis, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrup, comemorou a realização em terras tupiniquins do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed.

"Trazer torneios dessa magnitude para o Brasil nos torna ainda mais relevantes no cenário mundial. A premiação total ao longo de 2022 é em torno de R$ 3 milhões a serem distribuídos pelo país", afirmou ele.

Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

Veja as atrações do Mundial Rincão de Beach Tennis:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito