Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Uma quadra de Beach Tennis para chamar de sua!

Por Arq. Rafaela Neves Edição 18/02/2022
Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial
Foto: Ulisses Job / Toda Sexta / Especial

Aproveitando esse clima do mundial de Beach Tennis aqui pertinho, nas areias do Balneário Rincão, tomei a liberdade de republicar esse texto muito legal, que pode ajudar àqueles que ainda estão em busca de uma quadra para chamar de sua!

1) Espaço:
Para construir uma quadra de beach tennis, recomenda-se uma área mínima de 231m². Basicamente um retângulo de 11 x 21 metros, que comporte o espaço da quadra – que é de 8 x 16 metros – mais um espaço de 1,5 metro nas linhas de fundo e laterais.

2) Preparação do terreno:
A maneira mais econômica para fazer uma quadra é recortar uma área de grama ou de terra e jogar areia por cima. Entretanto, dessa maneira, a quadra não terá a profundidade ideal nem mesmo um sistema de drenagem. E dependendo do volume da chuva, formam-se poças de água que podem inviabilizar o uso da quadra. O ideal é que seja escavada uma profundidade de 50 a 60 cm em uma área de 11 x 21 metros. Nessa área escavada, faz-se um sistema de drenagem - que ocupa entre 30 a 40cm - e preenche-se o restante com uma camada de 20 cm de areia, nivelada ao restante do terreno. Aqui, já aproveitamos a escavação para deixar os blocos que darão sustentação aos postes da rede!

3) Drenagem:
O sistema de drenagem mais indicado para esse caso é o tipo ‘espinha de peixe’. Um sistema por gravidade que também é utilizado em quadras de tênis e em campos de futebol. Parece complicado, mas é bem simples: um ramal principal no centro da quadra, no sentido do seu comprimento, que capta a água e distribui para os ramais secundários, que ficam dispostos como espinhas de peixe, de uma lateral à outra do campo.

4) Areia:
Agora sim, a areia! Os tipos mais usados em quadras de BT são as areias de lavagem de rio e a areia tratada. O que deve ser observado na escolha é a espessura do grão (quanto mais fino mais confortável para os jogadores) e os cuidados que serão necessários para higienizar essa areia.
Para uma quadra de 11 x 21 m, considerando uma camada de 20cm, são necessários 46,2m³ de areia, cerca de 4 caminhões. O valor, que pode ser calculado por metro cúbico ou por sacos, varia consideravelmente, não somente de acordo com o tipo escolhido, mas também com a região da entrega, já que o frete pode influenciar bastante no preço final.

5) Postes, redes e linhas:
Finalmente a hora de montar a quadra! Lembra dos blocos que deixamos prontinhos lá na etapa de escavação? Eles vão sustentar os postes da rede! Esses postes podem ser metálicos com regulagem de altura (caso você queira jogar outros esportes de areia, como vôlei de praia ou futevôlei) ou simples, de madeira! Além dos postes, você vai precisar de um kit contendo a rede e as linhas. O preço varia, de acordo com a marca e o material!
É muito comum encontrar quadras de beach tennis sem alambrado ou telas de proteção. Eles não são itens obrigatórios na construção da sua quadra, mas vale considerá-los para evitar que as bolas saiam da quadra constantemente ou se percam.

Com tudo instalado, pegue suas raquetes, pois a quadra está pronta para jogar!

O investimento total para a construção de uma quadra de beach tennis depende de diversos fatores, tais como o tipo de material usado no sistema de drenagem, o tipo de areia, a região onde ela será comprada, a presença de alambrado ou iluminação, entre tantos outros. Por isso, para os curiosos de plantão, fica difícil estimar o valor sem conhecer o local de instalação.
Assim como o custo, o tempo de construção é variável. É possível ter sua quadra de beach tennis pronta em até 15 dias, mas nessa época do ano e com o aumento da procura, é melhor considerar de 30 a 40 dias, ou seja, se quiser uma quadra para chamar de sua ainda nesse verão, é hora de arregaçar as mangas!

Mais informações: Instagram @eduardobittencourtarquitetura ou através dos telefones: (48) 98404-8406 ou (48) 99125 8880.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito