Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O JEC que saiu da Série D, chegou na elite e voltou para a última divisão

Time conquistou dois títulos nacionais e no Catarinense terminaram quatro vezes em segundo
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 28/12/2019 - 15:43
Em 2014, o JEC foi campeão da Série B / Foto: Reprodução
Em 2014, o JEC foi campeão da Série B / Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se é preciso apontar um time catarinense que teve uma década de altos e baixos, este é o Joinville. Começaram 2010 na Série D, chegaram na Série A no meio da década e terminaram o período na Série D novamente. O time levou duas taças nestes anos.

Até o ano passado o Joinville era o único catarinense a ter comemorado um título nacional durante a década, foram dois, a Série C de 2011 e a Série B de 2014. No Catarinense o sofrimento foi grande, com três vice-campeonatos seguidos.

Sobe e desce no Brasileirão

Foram nadas menos do que seis mudanças de divisão ao longo da década de 2010. A primeira delas foi justamente no ano que abriu este período, depois de dois anos sem disputar o Campeonato Brasileiro, o Coelho esteve na Série D e garantiu o 4º lugar, junto com o acesso para a Série C.

No primeiro ano, título nacional para o Joinville, campanha com 11 vitórias, quatro empates e somente uma derrota na Série C. Os três anos seguintes foram de Série B, terminando duas vezes em 6º lugar, com a taça erguida em 2014, deixando a Ponte Preta em 2º e o Vasco em 3º.

O JEC fez uma péssima Série A, com sete vitórias, dez empates e 21 derrotas, o time terminou na última colocação com 31 pontos. A derrocada continuou no ano seguinte, com a queda para a C depois que o Oeste venceu o Náutico fora na última rodada, impediu o acesso dos pernambucanos e confirmou o rebaixamento do Joinville. O último rebaixamento foi em 2018, caindo para a Série D.

Na Copa do Brasil, desempenho fraco

Se o JEC não foi longe na Copa do Brasil, pelos menos podem comemorar terem disputado a competição em todas as temporadas desde 2013. A melhor colocação foi em 2017, avançando até a 4ª fase, foram ainda três eliminações na 2ª e duas na 1ª fase.

Nada no Catarinense

O Joinville foi o único entre os principais times do estado que não levou nenhum título estadual nesta década, foram quatro vices, em 2010 e de 2014 até 2016, por outro lado, não foram rebaixados nenhuma vez como aconteceu na década passada. Nos últimos três anos o desempenho foi bem fraco, com dois 5º lugares e um 7º.

O Joinville esteve na Sul-Americana

Entre tantas bizarrices que a CBF inventa, o campeão da Série B já teve vaga na Copa Sul-Americana, pelo menos quando outros times não tiveram a qualificação necessária, que era ter sido eliminado antes das oitavas da Copa do Brasil. O JEC levou a Série B em 2014 e no ano seguinte teve participação no torneio continental, com a eliminação vindo na primeira fase, contra o Athletico Paranaense.

Tags: joinville

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito