Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O famoso professor Bigode partiu

Waldemar Durval da Silva foi combatente, jogou no Comerciário e era uma figura marcante de Morro da Fumaça
Por Denis Luciano Morro da Fumaça, SC, 24/02/2019 - 19:25 Atualizado em 24/02/2019 - 19:34

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quem não conhecia o professor Bigode em Morro da Fumaça. O carismático ex-jogador, militar da reserva e homem de tantas outras facetas faleceu no fim da tarde deste domingo. Com avançada idade, às vésperas de completar 97 anos, ele vinha às voltas com complicações de saúde.

Bigode nasceu em 1922 em Urussanga. De origem humilde, logo tomou o rumo do Exército, e esteve entre os soldados rasos do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Anos depois foi promovido a segundo tenente, condição na qual fez jus a aposento da União.

Na segunda metade dos anos 40, fez parte de alguns dos primeiros times do Comerciário. O primeiro título do atual Criciúma, o Regional da LARM de 1949, tinha Bigode em campo, então com 27 anos. Era um atacante brigador e que fazia seus gols. Bigode sempre contou com orgulho que ia a pé de Morro da Fumaça até Criciúma para os treinamentos.

Enveredou até pela política, sendo vereador no fim dos anos 60 pelo MDB fumacense. Sempre contou com muito carinho a passagem de novembro de 85, quando recebeu das mãos do Papa João Paulo II a Santa Comunhão no Vaticano.

Era presença constante nas celebrações de 7 de setembro em Morro da Fumaça, sempre vestindo sua farda da reserva do Exército. Exibia com orgulho as divisas dos tempos que serviu ao Brasil. Em 2012 esteve no estádio Heriberto Hülse recebendo, com outros ex-jogadores dos primórdios do Comerciário, homenagens do Criciúma. Era, então, o mais antigo jogador comercialino em vida, como foi até hoje.

Mais detalhes na edição desta segunda-feira do Jornal A Tribuna.

(Colaboração: Gabriela Recco)

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito