Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“O estado de SC ficou acéfalo por seis meses”, diz Amin sobre processos de impeachment

Para senador, primeiro pedido foi "uma crueldade com o povo catarinense"
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 14/01/2021 - 15:11 Atualizado em 14/01/2021 - 15:12
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

2020 foi um ano extremamente tumultuado na política catarinense, não apenas por conta da pandemia de Covid-19 mas, também, pelos dois pedidos de impeachment contra o governador Carlos Moisés que, de certa forma, se arrastam até hoje. Em entrevista concedida à rádio Som Maior na manhã desta quinta-feira, 14, o senador Esperidião Amin (PP) falou sobre a relação com o governo do estado e criticou a forma como ambos os processos impactaram negativamente no cenário estadual.

Segundo Amin, o pedido de impeachment por conta da equiparação salarial dos procuradores do estado foi “uma crueldade com o povo catarinense”. “Um governo imobilizado por um projeto político que pretendia imobilizar o governo, o que havia era um projeto para ocupação de cargo sem votos, nunca escondi isso”, disse.

O senador afirma que lembra do dia em que o primeiro pedido veio à tona, em 22 de julho, quando autoridades, incluindo o governador, estavam em reunião com o ministro Pazuello reivindicando a compra de materiais, e equipamentos essenciais durante a pandemia, como respiradores e anestesia.

“Neste dia, 22 de julho, foi aberto o processo. Passamos a ter ali um zumbi, um governo manietado. Perdemos discussões importantes como a do carvão, perdemos discussões a respeito de pedágios no sul do estado e sobre o Aeroporto de Navegantes, isso porque a principal figura do estado, que era o governador eleito, uma hora estava afastada e outra lidando com um pedido de impeachment. O estado ficou acéfalo por seis meses”, pontuou.

Relação com o Governo do Estado 

A relação do Governo do Estado com parlamentares e demais lideranças políticas mudou consideravelmente depois que Moisés acabou absolvido do primeiro pedido de impeachment. Antes criticado por ser pouco comunicativo e não ouvir deputados e prefeitos, o governador passou a visitar presencialmente a cidade e criar relações importantes com outras siglas da assembleia.

Recentemente, dois nomes do Partido Progressista foram escolhidos para integrar a equipe de governo. O deputado estadual José Milton Scheffer (PP) será o novo líder do governo Moisés na Assembleia Legislativa, e Altair Silva passará a ocupar o cargo de secretário de Estado da Agricultura.

“Tenho que respeitar o desejo do governador de contar como líder de governo alguém como o Zé Milton, que se posicionou politicamente a favor dele. Quanto à participação do deputado Altair Silva, acho que é uma homenagem ao Oeste de SC. Um deputado brilhante, trabalhador, um operário, e vamos colaborar”, ressaltou Amin.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito