Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O desenvolvimento se hospeda na Próspera

Em mais uma reportagem especial de Toda Sexta, os investimentos do ramo hoteleiro que estão escolhendo esse novo eixo de Criciúma
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 27/10/2020 - 15:55 Atualizado em 27/10/2020 - 15:56
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A revista e jornal Toda Sexta apresentou, em sua edição 004, reportagem especial sobre a evolução de uma nova vocação econômica para a região da Próspera, em Criciúma, com a instalação de dois novos hotéis, frutos de importantes investimentos. Um deles é o Novotel, já operando ao lado do Nações Shopping. Outro, vizinho ao Criciúma Shopping, será o Intercity, que abrirá suas portas em 2021. Ambos têm acesso privilegiado, um pela SC-445, via Içara, e outro na Via Rápida. Confira a reportagem especial de Paulo Monteiro que o 4oito reproduz:

Já faz alguns anos que a região da Próspera vem se consolidando como um polo empresarial e comercial em Criciúma. A proximidade com o Centro da cidade e a ligação direta com o segundo maior município da Amrec, Içara, fez com que essa parte de Criciúma se tornasse ainda mais atrativa para empresários, comerciantes e, mais recentemente, para quem empreende e se hospeda. 

Localizada na região, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) é uma prova disso. “A Próspera é basicamente um corredor comercial no sul do estado, apesar de também possuir empresas muito importantes. Ela está crescendo, justamente por estar integrada a outras grandes cidades como Içara e Morro da Fumaça”, reforçou o presidente da associação, Moacir Dagostin. 

E o crescimento constante fez com que a região se tornasse atrativa não somente para a construção de grandes centros comerciais como, também, para o segmento de hoteis, tornando a Próspera uma referência para o setor hoteleiro de Criciúma. Até o primeiro semestre do próximo ano, a região contará com dois importantes hoteis criciumenses, localizados nas duas principais entradas da cidade e ao lado de grandes shoppings centers.

Quem chegar pela Via Rápida vai se deparar com o Intercity, previsto para ser entregue no começo de 2021. Quem chegar pela Rodovia Paulino Búrigo, a SC-445, por Içara, se encontra com o Novotel, já em operação, iniciada recentemente, na vizinhança do Nações Shopping. Novas opções para reforçar o cada vez mais animador cartão postal da Próspera, que se consolida como um destino para quem quer se hospedar em Criciúma.

Intercity vem aí

Para quem chega em Criciúma através da Via Rápida, no acesso norte da cidade, bastará olhar à direita para se deparar com o Hotel Intercity. “O motorista praticamente precisa desviar para acabar não caindo aqui dentro”, brincou o estruturador do empreendimento, Celso Eduardo Rauen. Ele ainda não está entregue, mas o visual externo é imponente.

Localizado na Avenida Gabriel Zanette, o Intercity está praticamente interligado ao Criciúma Shopping, contando com um entorno bastante privilegiado e estratégico. O próprio design externo do empreendimento, com coqueiros, blocos de pedras e cubos amarelos vazados que vão aumentando de tamanho conforme a entrada do hotel se aproxima, faz com que ele se destaque em meio aos demais prédios que estão ao seu redor.

“É um hotel que conta com um design econômico e voltado para empresários e engenheiros, para quem lida com negócios ou quer aproveitar o turismo da região. Queremos entregar serviços com um bom design, acessibilidade e qualidade no atendimento, no quarto e no próprio hotel - mas sem cobrar mais caro por isso, porque a operação é mais enxuta. Não possuímos muitos funcionários porque contamos com um sistema mais automatizado, o que faz com que os preços fiquem mais acessíveis”, destacou Celso.

Na entrada, inspiração europeia

Giratória, a porta de entrada do empreendimento remete aos modelos estrangeiros de hotéis. O próprio lobby do hotel, de acordo com o estruturador, tem um design baseado nas aconchegantes boutiques europeias que, com o tempo, acabaram sendo incorporadas pelas redes hoteleiras. “As pessoas gostam de estar em um lugar mais aconchegante, então no próprio lobby teremos som, música ambiente, um barzinho e mesa de sinuca. É um ambiente agradável, com uma luz agradável, perfeito para quem quer aproveitar o espaço para conversar ou, até mesmo, trabalhar”, comentou.

Ao todo, o Hotel Intercity conta com sete andares e 154 apartamentos, dos quais 140 possuem tamanho padrão e 14 são ainda maiores. A ideia de automatização e modernização é notável também na entrada dos quartos, já que basta um simples aplicativo de smartphone para que as portas sejam abertas. 

O empreendimento ainda conta com uma sala de reunião e academia voltada para atividades aeróbicas. Na cozinha, um modelo mais moderno de self service contribuiu para a automatização do ambiente, e um cardápio saudável também ajudou a ditar os objetivos do hotel. “Nós sabemos que as pessoas que costumam viajar acabam tendo uma alimentação muito desregulada, as vezes errada. Por isso queremos oferecer a opção de alimentos mais saudáveis”, pontuou o estruturador. Já a garagem subterrânea conta com 100 vagas disponíveis.

O diferencial da localização

Previso para ser entregue nos primeiros meses de 2021, o Hotel Intercity começou a ser projetado ainda em 2015. O primeiro terreno visto para a implantação do projeto não entusiasmou muito a equipe. Já o segundo acabou culminando em um dos grandes diferenciais do empreendimento.

O hotel está praticamente colado ao Criciúma Shopping, um diferencial estratégico que influenciou inclusive no modelo de serviço apresentado pelo empreendimento. Além disso, basta uma caminhada de poucos metros para acessar um dos principais pontos turísticos da cidade: o Parque das Nações.

“Quando vimos este terreno, entendemos a sua localização e soubemos que a Via Rápida, que ainda estava sendo construída, ficaria pronta antes da nossa inauguração, ficamos entusiasmados. Ainda há o fato de estar praticamente ao lado do Parque das Nações, assim como próximo à Unimed. Nós enxergamos a Próspera como um bairro do futuro”, disse Celso.

Novotel, luxo ao dispor

Assim como quem vem da Via Rápida dificilmente deixará de perceber o Intercity, quem passa pela SC-445 de Içara em direção a Criciúma não terá como não enxergar o Novotel, o empreendimento de luxo da Accor. Localizado na Avenida Jorge Elias de Lucca, praticamente ao lado do Nações Shopping, o hotel surge com um design baseado em um dos principais setores econômicos da região: o carvão.

Na entrada, pilares de ferro cruzados que sustentam a estrutura do hotel fazem referência às escoras presentes nas minas de carvão. Uma inspiração que vem do passado econômico e da história de Criciúma. Os detalhes das paredes internas do hall de entrada do Novotel e a própria iluminação também foram projetados com o intuito de tornar o ambiente uma referência às minas.

“Temos uma parede inteira de pedra, representando as linhas da galeria de carvão e, também, uma iluminação mais direta que lembra o capacete dos mineiros”, ressaltou o gerente geral do Novotel, Márcio Wilson Kestering.

Com 124 apartamentos adaptados para pessoas com deficiência física, sendo duas suítes, o hotel conta com um restaurante localizado logo no térreo, assim como uma adega e salas de reunião. No andar de cima, é apresentado o conforto das salas de jacuzzi e massagem, assim como uma academia já equipada.

O design dos apartamentos também remetem a algumas das características mais marcantes do sul de Santa Catarina. Além da decoração inspirada nas minas de carvão, detalhes fixados nas paredes também lembram os trilhos que cruzam a região carbonífera, assim como quadros que trazem um ar mais serrano para dentro dos quartos. “É como se você estivesse subindo a serra, já que todos os apartamentos possuem uma decoração que lembra muito o planalto de SC”, disse Márcio.

O entorno da Próspera também faz com que o Novotel esteja rodeado de grandes empreendimentos que contribuem ainda mais para a sua posição - já pensada de maneira estratégica. “Estamos ao lado do Nações Shopping, então você consegue ir caminhando e, em dois minutos, já está dentro de um local com uma grande variedade de lojas atrativas. Aqui também é uma das principais entradas da cidade, foi por muitos anos o principal acesso de quem vinha pela BR-101. Estamos localizados entre Criciúma e Içara, em uma região importante devido a grande quantidade de indústrias”, reforçou.

Leia esse e outros conteúdos na edição online de Toda Sexta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito