Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O amor pelo atletismo teve início em sala de aula

Atleta da FME de Criciúma, Vitória Rebello, relembra início no esporte e vitórias importantes na carreira
Por Redação Criciúma, SC, 16/04/2020 - 21:01

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As aulas de Educação Física são as mais esperadas por muitos jovens em escolas de todo o país. Futebol, vôlei, handebol, tênis de mesa e outras modalidades são alguns dos esportes praticados por crianças e adolescentes. Mas existe a possibilidade de surgir o amor pelo atletismo dentro de uma sala de aula? A criciumense Vitória Rebello, de 19 anos, atleta da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), prova que sim.

Aluna da E.M.E.I.E.F. Padre Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, em 2012, a jovem lembra como iniciou sua trajetória no esporte. “Tudo começou no colégio com o professor de Educação Física querendo fazer algo diferente e estimular os alunos a se interessarem pelas aulas, foram dois meses estudando sobre o atletismo dentro da sala de aula”. Após uma conversa com uma atleta de salto em altura, organizada pelo professor com a turma, Vitória foi conhecer o local de treino. “Meses após ir, comecei a tomar gosto pela prova, tanto arremesso do peso, como lançamento do disco, tive várias influências e durante uns dois anos fui apenas treinada. Participava de competições somente a cada três meses, realizadas pela FME”, recorda o início da trajetória.

De lá para cá, a criciumense coleciona títulos, como medalhas de ouro nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Campeonato Estaduais da Caixa, na modalidade de lançamento de disco, além de pratas no arremesso de peso nas mesmas competições. Além disso, a jovem também participou de eventos nacionais, conquistando o bronze em 2015, no Campeonato Brasileiro Mirim.

Com diversas conquistas na carreira, Vitória exalta a alegria de representar o município em competições importantes. “Meu sentimento é de alegria, de ver que você pode sim ser alguém, que podemos ser reconhecidos, e que não precisa escolher caminhos errados para realizar tantas coisas na vida, e que podemos também ter uma vitória como atleta”.

Atualmente cursando a faculdade de Direito, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a atleta da FME projeta um futuro carregando o esporte consigo para sempre. “Acredito que eu vou ter o esporte comigo independente da carreira que eu seguir. Os ensinamentos que a caminhada do atletismo me trouxe, as pessoas que eu tive oportunidade de conhecer, os lugares que tive o prazer de estar, o universo que o esporte me deu. Isso não tem preço que pague e nem jeito de esquecer, quem dirá viver longe”, frisa Vitória, que ainda acrescenta. “Sem o esporte, eu não estaria onde estou, e nem com as oportunidades que tenho, sou grata pela proporção que tomou o atletismo não só nos estudos, mas na vida”.

O técnico da FME de Criciúma, Roberto Bortolotto, que como atleta foi campeão brasileiro e sul-americano de atletismo (200 e 400 metros), participou do campeonato mundial do Japão e da Espanha e ganhou 27 medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), sendo 22 de ouro, e já comandou a Seleção Brasileira como técnico, mira um futuro vitorioso para a atleta criciumense. “Esse ano ela está entrando em uma fase adulta. Ela tem uma projeção boa, e se continuar se dedicando aos treinamentos e vindo com a ênfase que vinha fazendo, tem condições de obter bons resultados e quem sabe medalha nos Jasc desse ano”.

O atletismo de Criciúma

Além de Ana Cláudia Lemos, que treinou em Criciúma e já disputou Olimpíada pela Seleção Brasileira, outros atletas sonham com o sucesso no atletismo. Atualmente o município tem 30 atletas de rendimento e atende alunos de 8 a 14 anos, na pista da Unesc, em parceria com a Universidade, em um projeto esportivo. No momento, os treinamentos estão suspensos por conta da Covid-19.

Mesmo sem a rotina diária de treinos, Bortolotto reforça a importância dos trabalhos realizados de forma individual por cada atleta. “Não é o ideal, mas é o que dá para fazer no momento para manter a forma física. Estamos fazendo trabalho de manutenção, para voltarmos com o menor prejuízo físico possível”.

Seguindo os conselhos do técnico, Vitória faz questão de demonstrar a gratidão por tudo o que já vivenciou no esporte. “Quando tiveres um objetivo, escuta ao sábio (técnico), escuta a quem faz tanto por você, a quem deixa sua família longe quando viaja, a quem dedica seu tempo que poderia estar em outra coisa para simplesmente estar com você durante a semana. Confie nesse profissional, que quando conseguires realizar o objetivo, você será grato e não somente por você ter conseguido, mas sim por toda trajetória e por aquele que esteve ao seu lado desde o início batalhando pela conquista”, finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito