Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novorizontino mantém base da ascensão no Paulistão e futebol nacional

Adversário do Tigre no próximo domingo é frequentemente apontado como favorito ao acesso na Série C
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 24/06/2021 - 16:37 Atualizado em 24/06/2021 - 16:38
Douglas Baggio em campo contra o São José (Foto: Guilherme Videira / Grêmio Novorizontino)
Douglas Baggio em campo contra o São José (Foto: Guilherme Videira / Grêmio Novorizontino)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Adversário do Criciúma no próximo domingo, o Novorizontino está na elite do futebol paulista desde 2016. O clube, fundado em 2010, teve uma ascensão rápida no cenário estadual, indo às quartas de final do Paulistão nas temporadas de 17, 18, 19 e 20. No ano passado, conseguiu o acesso à Série C do Brasileirão pela primeira vez na história.

Do time semifinalista da Série D, a base foi mantida e reforços pontuais chegaram para o Paulistão, como o meia-atacante Murilo Rangel e o atacante Jenison. Após nova boa campanha no estadual, com a conquista do Troféu do Interior, os dois jogadores deixaram a equipe para defender o Cuiabá.

Assim, o time mantém-se o mesmo desde o ano passado, à exceção do treinador: saiu Roberto Fonseca para a chegada de Léo Condé, ex-Sampaio Corrêa, no começo da temporada. Condé tem dez vitórias, cinco empates e três derrotas no comando do Novorizontino.

Na Série C, a equipe está na liderança do Grupo B e é apontada como uma das favoritas ao acesso, inclusive pelo executivo de futebol do Tigre, Juliano Camargo. São 10 pontos conquistados em quatro jogos, o que dá ao clube a melhor campanha geral da competição: vitórias por 1 x 0 contra o Figueirense, 4 x 1 contra o Ituano e 1 x 0 contra o São José, e empate em 0 x 0 contra o Oeste.

Condé tem como base no time: Giovanni; Felipe Rodrigues, Édson Silva, Bruno Aguiar e Paulinho; João Pedro, Léo Baiano e Danielzinho; Douglas Baggio, Cleo Silva e Guilherme Queiróz. 

Contra o São José, o lateral-esquerdo Paulinho, capitão da equipe, sofreu uma lesão no tornozelo e está fora da Série C; precisará passar por uma cirurgia. Em seu lugar deve entrar Réverson. Guilherme Queiróz, titular nas três primeiras partidas na competição, foi para o banco para a reestreia de Nando na equipe. 

O zagueiro Bruno Aguiar foi campeão da Copa Libertadores em 2011 e da Copa do Brasil em 2010 pelo Santos. No Joinville, foi campeão da Série B em 2014 e jogou a Série A de 2015. Em 2019, antes de assinar com o Novorizontino, defendeu o Brasil de Pelotas na Série B. 

Ele forma uma dupla de zaga experiente com Édson Silva; ambos tem 35 anos. Édson tem no currículo quatro temporadas no São Paulo, entre 2012 e 2015, além de passagens por Londrina, Guarani e futebol da Eslovênia. Está no Novorizontino desde 2019. 

Do meio para a frente, destacam-se Danielzinho, jogador de beirada que quase assinou com o Criciúma em 2019, revelado pelo Atlético Mineiro - nesta temporada, ele tem quatro gols em 18 jogos, sendo um dos artilheiros do NovorizontinoNovo; Douglas Baggio, ex-promessa do Flamengo, e Guilherme Queiróz, experiente centroavante com passagens por Brasil de Pelotas, Juventude, Figueirense e Paraná.

O confronto contra o Tigre pode valer a liderança do Grupo B: o Novorizontino é o líder com 10 pontos, enquanto o Criciúma é o terceiro com oito; entre os dois está o Ypiranga, com nove. O time de Erechim enfrenta o Figueirense no Colosso da Lagoa. 

A partida é avaliada com cautela por ambos os lados. "Sabemos que todos os adversários nessa Série C são muito difíceis. Comemoramos uma vitória no fim de semana, mas já temos que mudar nosso pensamento. O Criciúma vem de um bom começo de campeonato, assim como nossa equipe, e temos total convicção de que será um duelo equilibrado e forte", disse o volante Léo Baiano. 

Arilson, volante do Tigre, projeta o mesmo equilíbrio na partida. "A gente vem trabalhando forte nessa semana, vai ser um jogo difícil. A semana está sendo boa, estamos trabalhando para surpreender o Novorizontino. É chegar no domingo e fazer o que estamos fazendo para sair com a vitória", disse em coletiva.

Tigre e Novorizontino enfrentam-se no próximo domingo, às 16h, no estádio Heriberto Hülse. As duas equipes têm a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido. Em casa, o Criciúma tem duas vitórias em dois jogos na Série C: 1 x 0 contra o Ituano e 2 x 1 contra o Ypiranga. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito