Uma das obras anunciadas no pacote de investimentos de R$ 240 milhões destinado pelo Governo do Estado para Criciúma promete desafogar o trânsito na área central do município. Trata-se de um viaduto sobre a Avenida Centenário que conectará os bairros São Cristóvão e Pio Corrêa, criando um corredor até a SC-108, que liga a Capital do Carvão ao município de Cocal do Sul.
O valor e os prazos ainda não estão definidos, isso será anunciado após a conclusão do projeto executivo. O planejamento da Prefeitura de Criciúma é finalizar o estudo e licitar a obra até o final do primeiro semestre de 2026. O viaduto é tratado como crucial para o planejamento urbano da cidade.
LEIA MAIS SOBRE INFRAESTRUTURA
- Anel Viário de Criciúma avança com liberação de trincheiras
- [Áudio] Duplicação da SC-108 será entregue em etapas
- Jorginho Mello oficializa pacote de R$ 240 milhões para Criciúma
“Somos uma cidade que está em crescimento constante. Tanto que a previsão que temos é que daqui a 25 anos teremos em torno de 340 mil habitantes. Estamos falando de 100 mil habitantes em 25 anos”, justifica o diretor de Operações de Obras da prefeitura, João Paulo Casagrande.
Como o viaduto da Avenida Centenário vai aliviar o trânsito
O viaduto sobre a Avenida Centenário, previsto no pacote de recursos anunciado pelo governador Jorginho Mello para Criciúma, representa uma conexão estratégica para aliviar o trânsito. O projeto prevê o viaduto no final da rua Augusto Carlessi, que passa atrás da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que se conectará com a rua General Osvaldo Pinto da Veiga e com a Independência. Será pela Independência que os motoristas seguirão até a SC-108.
Este ponto foi identificado como ideal para a transposição da Centenário, uma vez que os dois lados são altos, facilitando a execução da estrutura. Casagrande reforça o impacto da obra para a mobilidade urbana de Criciúma.
“Para o pessoal se localizar, é ali no antigo corte da Próspera, onde se fazia o retorno. Vamos dar continuidade naquela estrada, que vai chegar a SC-108, lá em cima atrás dos hospitais. Então vai ser um corredor de mobilidade, que vai desafogar muito o trânsito, não só ali da Centenário, mas também de toda a parte do São Cristóvão”, explica.
Esta estrada será de mão dupla, permitindo também o alívio do fluxo para quem transita no sentido contrário, buscando acessar a região da Grande Próspera, Jardim Maristela e até mesmo a saída para a Via Rápida, uma das principais conexões da cidade com a BR-101 e o litoral.
Assim como o valor e os prazos, o tamanho do viaduto, sua altura e largura, além da necessidade de desapropriações, serão definidos por meio do projeto executivo.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!