Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Novo Ensino Médio é preparado com dedicação no Colégio Unesc

Implementação do modelo iniciará em 2021 com a primeira série
Por Redação Criciúma, SC, 24/11/2020 - 00:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A partir de 2021 os alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc iniciarão o processo de transição para um novo formato de educação proposto pelo Governo Federal. Chamado de Novo Ensino Médio, o modelo está sendo preparado com afinco na escola e passará a ser implantado com os estudantes da primeira série, de forma progressiva.

Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o novo formato compreende a inclusão dos chamados itinerários formativos. "Além das aulas dos componentes curriculares já tradicionais, a formação do aluno também passará por componentes que irão os desafiar a estruturar seu protagonismo juvenil dentro de quatro pilares: investigação científica, processos criativos, mediação sociocultural e empreendedorismo", explica.

Entre as principais mudanças práticas para o estudante que ingressar no Novo Ensino Médio, de acordo com Mainara, está o acréscimo na carga horária total dos três anos de estudo, que passa de 2.400 horas para 3 mil horas de atividades na escola ao longo dos três anos do período.

Implantação em 2021 para a Primeira Série

Já em 2021, integrando as ações de transição para o formato proposto, o Colégio Unesc disponibilizará aos alunos da Primeira Série duas propostas de itinerários formativos: Projeto de Vida e Oficinas de Texto. O objetivo é propor de forma integrada aos alunos oportunidades de reflexão, autoconhecimento e desenvolvimento do seu projeto de vida. "Eles poderão refletir sobre a relação deles com eles mesmos, com o mundo e com o outro a partir das atividades propostas e isso será importante para que aprendam também a lidar com as emoções, desenvolvendo competências socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional", destaca a coordenadora.

Ao longo dos próximos anos, a proposta do Colégio Unesc é ampliar os itinerários formativos, ou seja, os estudantes poderão escolher se aprofundar naquilo que mais se relaciona com seus interesses e talentos. São atividades relacionadas às áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) além da formação técnica e profissional, em parceria com a UnescTec.

Preparação da comunidade escolar

Toda a equipe de professores está participando de formações como forma de preparação para o próximo ano letivo. Mesmo em meio aos desafios impostos pela pandemia para as atividades curriculares de 2020, conforme a coordenadora, a equipe tem se dedicado a entender e refletir sobre as novas possibilidades de ensino.

"Todo esse cenário representa um grande desafio não só para a escola, mas também para alunos e familiares, que precisarão se adaptar. Sabendo disso, temos feito uma construção horizontal com toda a comunidade acadêmica, discutindo e colaborando uns com os outros, para que tenhamos a melhor transição possível", pontua a coordenadora, que acrescenta ainda o acompanhamento também das mudanças no material didático a ser disponibilizado.

A expectativa para os reflexos das adaptações no ensino é positiva e aponta para uma ampliação do trabalho já defendido pela Universidade e pelo Colégio Unesc. "Acreditamos que toda essa mudança venha a somar ao que já defendíamos como preparação do aluno não só na teoria, mas uma formação para a vida. Os espaços de aprendizagem que temos à disposição como laboratórios, museus, salas colaborativas, estudos de meio, entre outros, já oportunizavam uma formação diferenciada, que será potencializada a partir desta remodelação", acrescenta.

Matrículas abertas

As matrículas do Colégio Unesc para 2021 estão abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da Universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito