Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Momento Longevidade

Novembro Azul: quebre o preconceito para ter longevidade

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é responsável por cerca de 60 mil novos casos por ano no país, sendo mais frequentes entre homens
Por Redação Criciúma, SC, 16/11/2021 - 10:21 Atualizado em 16/11/2021 - 10:26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em novembro, temos a campanha de conscientização do Novembro Azul. É semelhante ao Outubro Rosa, mas o foco aqui é o câncer de próstata, muito comum entre os homens.
Durante todo o mês, diversas entidades se reúnem para realizar ações que convençam as pessoas a fazerem o exame principal para ter o diagnóstico precoce. Mesmo assim, muitos ainda se negam a realizá-lo, o que afeta, e muito, na sua longevidade, já que o câncer é uma das doenças que mais mata.
Para deixar de lado essa mentalidade retrógrada, continue a leitura. A seguir, você entenderá melhor sobre a comorbidade e como se prevenir corretamente, garantindo uma vida plena e saudável.

A doença
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é responsável por cerca de 60 mil novos casos por ano no país, sendo mais frequentes entre homens. Estima-se que 1 a cada 6 indivíduos pode ter a doença.
Assim como qualquer outro tipo de câncer, o de próstata tem chance de cura quando diagnosticado mais cedo. Nesse caso, cerca de 9 em cada 10 casos podem se recuperar totalmente se for descoberto logo no início.

Os sinais de alerta
Como toda comorbidade, há sinais que você deve ficar atento. Em alguns casos, o paciente pode sentir dor e necessidade constante de urinar. Na fase avançada, pode provocar dor nos ossos, infecção generalizada e até mesmo insuficiência renal.
No entanto, o problema está justamente nesses sintomas. Nem sempre eles se manifestarão inicialmente, camuflando o que está acontecendo realmente. Por isso, a prevenção é tão importante para detectar a doença.

A prevenção
É claro que não há uma fórmula mágica para prevenir o câncer de próstata, mas uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais ajuda a evitar o seu surgimento. Além disso, exercícios físicos, diminuição do consumo de álcool, redução de alimentos ricos em gordura e abandono de hábitos ruins, como fumar, também são recomendados.
Porém, a melhor maneira e a mais eficiente para evitar a evolução do câncer é com o exame de toque retal e o de sangue PSA, que garantem o diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura.

A quebra do preconceito
A idade é um fator de risco, portanto, homens com mais de 45 anos precisam realizar os exames todos os anos, principalmente aqueles com histórico de casos na família ou com sintomas.
Infelizmente, ainda há preconceito por parte do grupo da campanha, o que impede muitas vezes a descoberta a tempo. Para quem almeja a longevidade, se esconder não é um dos melhores caminhos, afinal, quanto mais tardio se sabe do problema, mais difícil fica o tratamento, podendo levar à morte.
Consulte um urologista anualmente, especialmente após a idade sugerida. A informação e o conhecimento são os melhores remédios para ter uma vida saudável e plena. Para viver mais, a prevenção é a melhor alternativa!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito