Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova Veneza inicia projeto para estimular turismo nas escolas

Ao todo serão cinco encontros, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre os pontos turísticos do município
Por Redação Nova Veneza, SC, 11/05/2022 - 14:20
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nova Veneza é uma cidade que se tornou uma das referências em turismo, na região e em Santa Catarina. Todos os anos milhares de turistas vêm de diversas partes do Brasil para conhecer as belezas culturais, gastronômicas e naturais do município. Pensando em fortalecer este setor e incentivar os próprios moradores a desbravarem o município, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), criou o Projeto Reconheça Nova Veneza. A ideia é incluir uma disciplina sobre o turismo da cidade nas escolas municipais.

A ação que teve início nesta semana com os alunos do 9º ano das escolas da rede municipal e estadual, está sendo ministrada pela guia turística, Franciele Zuchinali. "Estamos mostrando para as crianças todas as nossas belezas e atrativos turísticos que temos no nosso município. É importante que eles conheçam para que isso se replique em casa e também quando encontrarem turistas nas ruas e pedirem informações. É um trabalho que estamos iniciando e está sendo muito promissor", comenta.

Ao todo serão cinco encontros, quatro deles serão em sala de aula e o último será um roteiro pelos principais pontos turísticos da cidade e que será fechado com delicioso café oferecido pelos restaurantes associados da Anet. "Já existia uma conversa junto com o Comtur e a Anet sobre a necessidade de ter uma disciplina, nas escolas, para falar sobre o turismo e cultura de Nova Veneza. E este ano conseguimos tirar esta ideia do papel e está sendo uma experiência muito interessante porque os alunos estão se interessando em conhecer mais da sua própria cidade", comenta a Secretária de Cultura, Carolina Ghislandi.

A Secretária ainda destaca que o setor turístico pode ser uma alternativa de renda. "Como estamos trabalhando com jovens que logo estão entrando no mercado de trabalho, é uma oportunidade de despertar o interesse dele por atuar nesta área que é tão importante para o nosso município. E o primeiro passo é conhecer bem os nossos atrativos e o que temos a oferecer, não só para os turistas, mas para os moradores de Nova Veneza", conta. 

A Presidente da Anet, Cris Freitas, destaca a importância da iniciativa para o futuro do turismo da cidade. "O projeto Turismo nas Escolas visa conscientizar sobre a importância do setor, além de sensibilizar os alunos, que serão os futuros colaboradores/agentes de turismo, sobre a necessidade de preservar o ciclo de vida do seu produto enquanto município turístico. Nova Veneza é uma cidade voltada para o turismo e temos que começar pelos próprios alunos a conhecerem as potencialidades do município onde vivem, pois eles serão os futuros trabalhadores e devem saber como receber bem o turista", pontua.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito