Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova presidente da CDL quer aproximar entidade do comércio dos bairros

Andrea Gazola Salvalággio toma posse hoje como a primeira mulher a frente da entidade
Por Vanessa Amando Criciúma, SC, 07/03/2019 - 09:23
Foto: Daniel Búrigo
Foto: Daniel Búrigo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma empossa, na noite desta quinta-feira, dia 7, sua nova diretoria, a qual, pela primeira vez, terá a frente uma mulher. Andrea Gazola Salvalággio assume a presidência da entidade para o biênio 2019-2020 e afirma estar “tranquila e feliz” diante da nova responsabilidade. Sobre as prioridades de sua gestão, ela adianta que um dos objetivos será aproximar a CDL do comércio dos bairros.

“Reconhecemos que a cidade tem um comércio bastante forte em diferentes bairros e queremos diminuir a distância que ainda existe entre CDL e associados, e a CDL e o comércio dos bairros. Para começar, vamos realizar um café da manhã nos bairros com comércio forte em Criciúma. Será uma oportunidade para ouvir as demandas, os pontos fortes e fracos, a necessidade de cada lojista. Depois, a ideia é levar as capacitações para os bairros também, o que hoje acontece apenas na sede da CDL, no Centro, mas, claro, isso vai depender da demanda e da resposta dos lojistas”, ressalta Andrea.

A nova presidente lembra que “desde que nasci já estava dentro de uma loja”, por conta do empreendimento da família, por isso conhece de perto a realidade de quem trabalha diariamente para se fortalecer no mercado. Este foi um dos motivos que a levou a aceitar a presidência, mesmo diante do grande desafio de ser a primeira mulher no comando da entidade varejista, desafio este que não a inibe, pelo contrário, lhe dá bastante força diante do papel social que isto representa. O outro motivo foi ainda mais pessoal.

“Descobri um problema de saúde e, num primeiro momento, isso foi um fator paralisante. Não queria mais assumir a CDL, cheguei a pensar em vender a loja, queria parar com tudo. Porém, acredito que nada é por acaso, então depois pensei ‘e se isso for o que eu precisava para me desafiar mais, confiar mais no meu trabalho?’. Assim, mudei de fator paralisante para fator impulsionador. Espero que esse relato inspire outras pessoas que talvez estejam pensando em desistir dos seus negócios, até mesmo mulheres que não se sentem capazes de trabalhar ou fazer alguma outra coisa. O medo só para a gente quando a gente deixa”, declara.

Continuidade dos projetos

Os grandes projetos já executados por gestões anteriores não serão encerrados, eles terão continuidade no comando de Andrea, como a Megaliquidação, o Sábado Mais e a campanha de Natal, considerada a época mais rentável para o comércio. No entanto, alguns podem passar por mudanças, como o Natal, já que a Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Captação de Recursos, conseguiu, junto ao Ministério da Cultura, a aprovação de um projeto no valor de R$ 826 mil para captação de recursos por meio da Lei Rouanet para financiar atrações, iluminação e decorações de Natal para a cidade.

“Mas são mudanças positivas, o Natal de Criciúma será ampliado. Temos a aprovação do projeto e estamos atrás de parcerias com empresas e com a própria comunidade para captação dos valores necessários para colocar o projeto em prática. Vamos fazer uma campanha e apresentar espetáculos ainda mais bonitos no período de Natal”, adianta.

Ainda sobre o comércio nos bairros, a nova presidente também reforça que eles fazem parte destas diferentes campanhas da CDL e serão contemplados em todas as ações, mesmo tendo públicos e até horários diferenciados do comércio da área central.

Trabalhos isolados

A exemplo do que foi feito pelos lojistas da Rua Coronel Pedro Benedet, no Centro, com a iniciativa do Open Shopping Pedro Benedet, inclusive realizando trabalhos e campanhas isoladas das demais ruas e áreas comerciais da cidade, Andrea afirma que “tudo o que for para o bem da cidade e do varejo terá o apoio da CDL, isso inclui outras ruas que tenham iniciativas como essa”.

No entanto, ela lembra que a CDL não entra com recursos financeiros em projetos isolados, como no caso do Open Shopping Pedro Benedet ou da Rua Henrique Lage, onde um grupo de lojistas se reuniu e tentou viabilizar a cobertura da via, transformando-a, também, em um shopping a céu aberto, o que ainda não foi colocado em prática. “A CDL não tem recursos para financiar projetos assim isolados, mas apoiamos no que mais for preciso, campanhas, contato com autoridades políticas, se essa for a vontade dos lojistas”, ressalta.

Comércio expressivo no estado

A CDL de Criciúma é a segunda maior em número de consultas no estado. O comércio da cidade é, ainda, responsável por 27% da arrecadação total do município. Os números comprovam o quão movimentado é o comércio criciumense, inclusive impulsionando o crescimento de comércios vizinhos, em municípios próximos.

Os dados também reforçam a ideia de que, segundo a presidente, “tem espaço para todo mundo”. Com vasta experiência no comércio varejista, ela lembra que, assim como muitos lojistas, já passou por momentos difíceis, de instabilidade financeira, mas sempre apostou em capacitações para seus funcionários e se atualizou de acordo com o que os clientes estão vivendo.

“Espaço tem, seja shopping ou comércio de rua, pois temos que atender a gama de clientes, que é diferenciada também, mas é preciso se atualizar. Hoje, o cliente está na Internet também, então é importante investir nisso, ele quer agilidade. Além disso, se você é forte num segmento, é especialista em algo, foque nisso, esse pode ser o seu diferencial perante a concorrência. Antes ouvíamos muito a palavra crise, as pessoas estavam com medo, mas isso passou, agora existe o ar da mudança, então vamos aproveitar”, finaliza Andrea.

Confira a composição completa da nova diretoria da CDL de Criciúma - Gestão 2019/2020:

Presidente - Andréa Gazola Salvalággio
Vice-presidente Administrativo - Renato Campos Carvalho
Vice-presidente Financeiro - Zalmir Antonio Casagrande
Vice-presidente de Qualificação: Grislaine Colonetti Garcia
Vice-presidente de Negócios e Inovação: Tiago Marangoni
Vice-presidente de Serviços: Henrique Vargas
Vice-presidente de Comunicação e Marketing / Núcleo Póspera: Natalia Mota Lourenço
Vice-presidente Institucional: André Santiago de Castro
Vice-presidente do Núcleo Rio Maina: Clotilde Michels Bastos
Vice-presidente do Núcleo Santa Luzia: Rudinei da Rosa Gomes
Vice-presidente do Terceiro Setor: Aida Eleonora Gomes Góes
Vice-presidente CDL Jovem: João Renato Vieira
Conselheiro Fiscal: Julio Apolonio Wesslet
Conselheiro Fiscal: Osmar Rocha
Conselheiro Fiscal: Fernanda Zanette Silveira

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito