Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Noite de reconhecimento à dedicação por Criciúma

Vinte e quatro pessoas e entidades representaram os criciumenses que de alguma forma contribuem com o desenvolvimento da cidade
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 13/12/2018 - 07:19

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A dedicação, o trabalho e as ações realizadas a favor de Criciúma foram reconhecidas, assim como acontece anualmente, pela Câmara de Vereadores em noite de homenagens. Vinte e quatro pessoas e entidades representaram os mais de 200 mil habitantes da cidade.

“O objetivo do Legislativo é andar lado a lado com as pessoas que nos ajudam a construir uma Criciúma melhor. Portanto, nada mais justo que homenagear quem dedica a sua vida para contribuir com o crescimento de nossa cidade e que aqui fez história”, declarou o presidente do Legislativo, Julio Cezar Colombo. “Nesses dois anos de legislatura homenageamos mais de cem pessoas que, fazem a diferença em nosso município. O sucesso da nossa cidade vem de mãos calejadas, de pessoas que trabalham, pessoas que vieram para Criciúma em busca de um novo horizonte. O sucesso da capital do carvão é resultado do trabalho dessas pessoas e a Câmara não tem medido esforços para homenageá-los A grandeza de Criciúma significa a importância que vocês têm para a Câmara”, complementou o presidente.

Uma homenagem ainda mais especial

O pastor Roberto Ronato Ohlweiler, que recebeu título honorífico de Cidadania Honorária, foi o escolhido para falar em nome dos homenageados. Ele lembrou com carinho de Carlos Alberto Ferreira, o professor Carlinhos, que faleceu na última sexta-feira. “Professor Carlinhos, que nessa noite foi homenageado e representado pela esposa Ana Maria Caetano. Professor Carlinhos nos deixou na última sexta e deixou em Criciúma uma missão cumprida e uma importante reflexão, mesmo após nossa partida nossas ações contribuem com o bem maior. Seu trabalho será mencionado por muitos anos e pelas próximas gerações”, lembrou Ohlweiler.

“Em nome de todos os homenageados quero parabenizar a Câmara, abraçar todos os familiares e amigos dos nossos homenageados. Quero deixar aqui uma palavra, o reconhecimento ao qual recebemos não é motivo de cruzarmos os braços, por já termos feito muito, pois isso são nossos motores para continuar trabalhando, cada um em sua área, motivando outras pessoas, pois esse é o nosso papel, sermos influenciadores de outras gerações”, enalteceu Ohlweiler.

A Cidadania Honorária é destinada a pessoa física, nascida em outro município e que desenvolveu relevantes serviços à cidade. A Cidadania Benemérita é destinada à pessoa física nascida no município de Criciúma e que tenham prestado serviços à cidade. Já o Diploma de Mérito, é oferecido para empresa ou pessoa física que tenha de alguma forma, contribuído pelo desenvolvimento do Município.

Conheça os homenageados:

Título Honorífico de Cidadania Honorária

- Aldo Sérgio Ghislandi (proposta pelo vereador Tita Belloli)

Em 1968, iniciou o trabalho no comércio de Nova Veneza onde seu pai tinha uma “venda”. Sempre teve um grande envolvimento com as causas da comunidade, foi catequista, professor e diretor de esportes. Em 1979, juntamente com seus três irmãos, fundou o Bistek Supermercados, empresa que hoje atua em 12 das principais cidades do estado empregando, em média, 3.800 funcionários em Criciúma e região.

- Almerindo Pizzetti (proposta pelo vereador Miri Dagostim)

Em 1990, abriu seu primeiro negócio, impulsionado pela esposa, com a compra de uma pequena mercearia no Centro de Içara. Assim, nasceu o primeiro empreendimento, que recebeu o nome de Moniari Supermercados. Durante dez anos, Almerindo fez a rede Moniari crescer, abrindo mais quatro filiais.

- Antônio Márcio Campos Neves (proposta pelo vereador Ademir Honorato)

Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina há quase 10 anos, delegado da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Criciúma, delegado de Polícia da Comarca de Forquilhinha, delegado titular da Divisão de Roubos e Furtos –da DIC de Criciúma, delegado da 2ª Delegacia de Polícia de Criciúma. Desde dezembro de 2017, atua como Corregedor Sul no Sul do estado, da Corregedoria da Polícia Civil de Santa Catarina. Professor universitário. Atua junto à Diocese de Criciúma nas Campanhas da Fraternidade.

- Beatris Sgarioni Souza (proposta pela Comissão de Fiscalização)

Professora aposentada, é coordenadora das equipes de Liturgia da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Ainda, é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma há 13 anos. É coordenadora das Samaritanas do Hospital São João Batista. Desde de 1991 participa do Movimento de Irmãos (Shalom) da Paróquia Santa Bárbara.

- Carlos Alberto de Araújo Ferreira (proposta pelo vereador Marcos Meller)

Em 1969, graduou-se em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Passou a residir em Criciúma em 1970, mesmo ano em que ingressou no quadro docente do Colégio Madre Teresa Michel. Foi professor da Unisul e da Unesc. Sempre envolvido em atividades culturais e educacionais deixou um grande legado para a cidade. Faleceu na sexta-feira da semana passada.

- Daniel Proença Feijó (proposta pelo vereador Salésio Lima)

Mudou-se para Criciúma e atuou como médico socorrista do Samu na própria cidade, atuando também perante ao Samu de Florianópolis como socorrista da Aeronave Patrulha 01 e Arcanjo. Atualmente, Daniel exerce atividade de médico perito no Instituto do Seguro Social (INSS), agência de Criciúma, e também é médico psiquiatra na Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina.

- Enio Coan (proposta pelo vereador Aldinei Potelecki)

Aos 25 anos passou a trabalhar na Cerâmica Eliane, em Cocal do Sul, passando também por outras empresas privadas. No setor de Educação, destacou-se como professor e diretor presidente da Fundação e Professor das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis da Fucri/Unesc (1989 a 1992). Também atuou na Febave/Unibave de Orleans, na Faculdade Satc. Foi membro dos conselhos de Desenvolvimento Econômico de Criciúma e do Senai e na Secretaria de Educação do município de Urussanga, no período de outubro de 2017 a março de 2018. Também teve atuação na política concorrendo a prefeito de Criciúma e seu último cargo foi de presidente do PR Criciúma entre 2012 e 2016. Atualmente, é diretor de Indústria e Comércio e também está respondendo pela Cultura e Turismo, no município de Urussanga.

- Leonezio Romano Soratto (proposta pelo vereador Alisson Pires)

Aos 20 anos veio sozinho para Criciúma trabalhar na maquinaria Sul Catarinense de propriedade de Tranquilo, José e Bepe Soratto, onde trabalhava como ferreiro e com reforma de locomóveis a vapor, destinadas a mover a indústria madeireira por todo Estado de Santa Catarina e Região Sul do Brasil. Fundou sua própria empresa aos 23 anos juntamente com dois sócios, a Reformadora de Máquinas Soratto Ltda.

- Luciano Sulino da Silva (proposta pelo vereador Daniel Freitas)

Em 1974, Hilário Freitas em visita a Fernando de Noronha convidou o nativo Luiz Teixeira de Lima para vir à Santa Catarina trabalhar para ele, cuidando de seus barcos em Florianópolis. Em 1976, após dar baixa do exército, em Fernando de Noronha, Luciano foi convidado pelo irmão de Luiz, a vir trabalhar na antiga “Industrial Conventos”, em Criciúma. Foi professor de Educação Física na rede municipal e estadual, onde incentivou a prática do jogo de xadrez como forma de desenvolver a concentração e memorização dos alunos. Foi professor da Unesc. Atualmente é proprietário e sócio fundador da Academia Nadolu.

- Marcos José Mendonça (proposta pelo vereador Julio Kaminski)

Veio para Criciúma em junho de 1987, gerenciar uma loja de fotografias. Montou seu próprio negócio com o sócio Fernando Livramento, a Foto Master, em atividade até os dias de hoje. Faz parte da Associação Liberdade Criciumense, instituição filantrópica com objetivo de reunir pessoas comprometidas com o bem comum. Faz parte do Movimento de Irmãos (Shalom). É atual presidente em terceiro mandato da Associação dos Lojistas da Rua Coronel Pedro Benedet. Em 22 de agosto de 2018, inaugurou o empreendimento inovador Container Food Park, ao lado do Parque das Nações.

- Maria Aparecida Salvato (proposta pelo vereador Dailto Feuser)

Veio para Criciúma no ano de 2004, licenciada da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José para adquirir novas experiências. Aceita com louvor pelas Irmãs Escolares de Nossa Senhora, há 14 anos trabalha e se dedica integralmente ao Hospital São José. Atuou como gerente de Enfermagem e hoje é vice administradora.

- Maria Scotti (proposta pela vereadora Angela Mello)

A carreira como assistente social iniciou em Itajaí e Balneário Camboriú. Retornou para Criciúma em 1991, contratada pela Associação Feminina de Assistência Social. Com a criação da Secretaria de Assistência Social, atuou na coordenação do departamento da criança e do adolescente. Em 2008, foi contratada para atuar no Asilo São Vicente de Paulo, em Criciúma. Foram 10 anos de dedicação.

- Narcizo Luiz Parisotto (proposta pelo vereador Jair Alexandre)

Desde o ano 2000, o missionário Narcizo Luiz Parisotto, ocupa o posto de presidente da IEQ em Santa Catarina. Tendo também destacada participação na política do estado tendo sido vereador por dois mandatos na cidade de Chapecó e outros seis mandatos como deputado estadual, tendo como uma de suas marcas a preocupação com a saúde e a causa social.

- Roberto Ronato Ohlweiler (proposta pelo vereador Diego Goulart)

Em 2006, veio a Criciúma, junto ao seu pai, o pastor João Ceno Ohlweiler. Durante os 12 anos na cidade destacou-se por sua atuação nas áreas da cultura, lazer, educação e principalmente nos serviços religiosos. Sua chamada ministerial e sua dedicação o fizeram assumir a presidência da Assembleia de Deus neste ano.

- Valcir José Zanette (proposta pelo vereador Zairo Casagrande)

Atua nas Empresas Rio Deserto desde 1968, sendo administrador desde 1990. Também atuou como professor da Unesc. De 1985 a 1989, foi diretor da Escola Superior de Ciências Contábeis e Administração (ESCCA – Fucri/Unesc) por duas gestões consecutivas. Foi conselheiro da Satc. Exerceu a função de diretor do Sindicato da Indústria da Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Atualmente, é também presidente do Conselho de Administração do Siecesc, membro do Conselho Consultivo do Centro das Indústrias de Santa Catarina (CIESC), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Cantarina (FIESC). Também é vice-presidente da diretoria executiva da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e vice-presidente do Observatório Social de Criciúma. Participa do Conselho Superior de Administração e é presidente do Conselho Curador da Fucri/Unesc. É ainda vice-presidente do Conselho Deliberativo do Criciúma Esporte Clube.

- Valdir Moretto (proposta pelo vereador Julio Colombo)

Em 1974 foi trabalhar na prefeitura de Criciúma. Em 1977 foi mecânico de máquina de extração de carvão na Carbonífera Criciúma. Um grande desafio surgiu em 1983: foi transferido para ser auxiliar mecânico de beneficiamento de ouro na Selva Amazônica. Em 28 de abril de 1987 iniciou a Ufo Way Denim Brasil, empresa do ramo de confecção, na qual atua até hoje. A empresa conta com 780 colaboradores diretos, atende 27 marcas, incluindo as maiores redes varejistas do país.

- Zildomar Schlemper (proposta pelo vereador Antonio Manoel)

Em 1981, após se formar na Academia de Polícia de Santa Catarina foi transferido para Turvo e posteriormente para Criciúma, onde reside há 37 anos. Como policial civil, serviu em várias funções até sua aposentadoria. Atualmente é radialista esportivo.


Título Honorífico de Cidadania Benemérita

- Angela Lapoli Serra Braga (proposta pela vereadora Camila Nascimento)

Cursou medicina na UFSC. Realizou residência em clínica médica no Hospital Heliópolis em São Paulo, ainda fez residência em Dermatologia no Hospital Guilherme Álvaro, também em São Paulo. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

- Marcelo Raupp (proposta do vereador Juarez de Jesus)

Antes de fundar a UNQ em 2009, trabalhou na Eliane Revestimentos por quatro anos. De 2009 a 2011, foi professor na Esucri. Desde 2016, é coordenador geral da revista e do portal O Mundo dos Negócios. Nas causas sociais, em 2009, criou o grupo Ação Mais. Em 2014, idealizou, instituiu e coordenou O Praia Acessível/SC, projeto que oferece banhos de mar assistidos a deficientes físicos, hoje presente em diversas praias do estado com a gestão do Corpo de Bombeiros. Em 2016, como diretor do clube, promoveu e iniciou o tênis para cadeirantes na Sociedade Recreativa Mampituba.

- Ricardo Pieri (proposta do vereador Daniel Cipriano)

Na sua vida profissional trabalhou na Cecrisa, Mineração Floral Ltda (Grupo Bayer) e Cia Nitro Química Brasileira (Grupo Votorantim,) atuando nas áreas de recursos humanos, administração e financeira. Atualmente, é professor titular na Universidade do Extremo Sul Catarinense. 

- Rosane Búrigo Gonçalves (proposta do vereador Moacir Dajori)

Iniciou sua carreira profissional no Grupo Eliane, onde trabalhou por 23 anos. Em seguida, foi chefe de gabinete, diretora da Câmera de Criciúma e gerente do setor de habitação do Município. Em 2008, iniciou um trabalho voluntário no Hospital São José no setor de oncologia pediátrica. Com a chegada do Dr. Thiago Nava em Criciúma para atender essas crianças que estavam sendo tratadas no Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis, já no final de 2009, Rosane recebeu o convite para fundar a ONG Guido, mais tarde carinhosamente batizada como Casa Guido.

- Santina Dagostim Salvador - in memorium (proposta pela vereadora Geovana Zanette)

No início da década de 1980, determinou à família que um terreno seria doado à comunidade para construção de uma creche, onde as mães pudessem deixar seus filhos e trabalhar, uma vez que nessa época as fábricas começavam a contratar mulheres. Faleceu no ano de 2000, aos 86 anos, antes de ver seu sonho realizado. Mas em 2001, a comunidade se reuniu e, através do Orçamento Participativo, conseguiu finalmente a construção do CEIM, que foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2003. Foi representada pelo seu neto na sessão de ontem.


Diploma de Mérito

- Movimento de Irmãos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Cidade Mineira (proposta pelo vereador Paulo Ferrarezi)

Em 1975, ocorreu o primeiro encontro para casais na cidade de Nova Trento e, em 1977 em Criciúma, no Colégio Rogacionista Pio XII.  Posteriormente, em 1980, o Movimento iniciou os trabalhos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com o auxílio do pároco padre Carlos Wecki. Realizando trabalhos que envolvem a família, seja com casais, com as crianças ou com os jovens, o Movimento de Irmãos, além da oração, também trabalha muito a questão social.

- Serviço Aeropolicial da Polícia de Santa Catarina – SAER (proposta pela Comissão de Educação)

Instalando em 2016 em Criciúma, o SAER tem como missões apoio em operações e levantamentos aéreos; monitoramento em locais hostis ou com grande aglomeração de pessoas; transportes aeromédicos em parceria com o Samu; transporte de equipes médicas e órgãos para transplantes; salvamento/resgate em águas, encostas e áreas de difícil acesso e também o auxílio a outras instituições como  Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, SAMU,  Cruz Vermelha, Bombeiros, Defesa Civil, Dep. Adm. Penitenciário e Prefeituras Municipais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito