Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Nomes & Marcas, a digital de Nelson Gaidzinski na história de Criciúma

Arquiteto é o convidado deste sábado (9), ouça a entrevista
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 09/09/2023 - 12:01
Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Muitos projetos na história de Criciúma receberam a sua digital. Um dos primeiros arquitetos da cidade, Nelson Gaidzinski, é o convidado deste sábado (9), do Nomes & Marcas. O criciumense relembrou momentos marcantes de sua trajetória, da infância aos projetos que está envolvido hoje. 

Assista ao Nomes & Marcas:

[o texto continua após o vídeo]

Aos 79 anos, pouco mais de 50 foram dedicados à arquitetura. Naquela época, o curso superior nessa área só existia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. E foi lá, na capital gaúcha, que Gaidzinski deu um novo capítulo à sua história profissional. 

Antes de ser aprovado no vestibular, foi trabalhar com Fernando Carneiro, o primeiro arquiteto de Criciúma. "Fiquei um ano trabalhando com ele. Ao mesmo tempo, estudando para o próximo vestibular. De 30 vagas, eu consegui a aprovação. Nisso, meu pai tinha dificuldade de pagar todas as despesas", relembrou.

Assim, Gaidzinski contou com o apoio de Carneiro para conseguir um emprego na capital gaúcha. "Durante todo o período de estudo, trabalhei também como desenhista. Estudava de manhã e à noite, e trabalhava à tarde", contou. Depois de se formar, em 1969, retornou à Criciúma e trabalhou com Altair Guidi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito