Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Colégio Unesc, “Chá dos Avós” encanta

Encontro é parte do projeto “Família, meu bem maior”
Por Redação Criciúma - SC, 12/09/2019 - 10:20 Atualizado em 13/09/2019 - 10:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é de hoje que os alunos do Colégio Unesc participam de eventos transformadores e enriquecedores. Desta vez, o “Chá dos Avós”, parte do projeto “Família, meu bem maior”, proporcionou integração entre familiares e estudantes, bem como o compartilhamento do conhecimento de vida dos avós dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio.

Quem esteve no evento para compartilhar conhecimento foi a Maria Marques Fernandes, de 81 anos. “É encantador estar aqui com minha neta, conhecer o cotidiano e os amigos dela, a professora e ser recebida por este café maravilhoso”, disse.

Empolgada para compartilhar conhecimento com a neta, Isabela Fernandes, ela tratou logo de narrar o dia a dia na escola em seu tempo, há mais de 70 anos atrás. “A gente ia pra escola descalço, não tínhamos mochila para carregar materiais e não tinha outro jeito de ir para a aula que não fosse andando”, relatou Maria.

A história chamou a atenção da Isabela. “É muito legal saber como era a vida das pessoas naquela época, ver como era diferente e conhecer a rotina da minha avó quando ela tinha a minha idade e ia para a escola”, comentou a menina. A turma de Isabela também apresentou duas canções para os avós presentes.

Décadas de história

O evento é o resultado de um processo de aprendizado constante dos estudantes do terceiro ano. Na busca pelo saber histórico e social de tempos passados, a professora Elaine Ugioni Urbano incentivou os pequenos a conversarem com os avós, soldando histórias da infância e juventude, bem como objetos presentes no dia a dia dos familiares. “Cada vô e vó aqui tem a sua história para contar, o seu olhar sobre a vida e sobre a escola”, contou a docente.

Primeiro, os alunos conheceram o dia a dia de idosos criciumenses ao visitarem um lar de repouso para idosos da região. “Foi uma visita que serviu para que eles pudessem saber como é o cotidiano dos idosos”, esclareceu a professora.

A turma ainda participou da Roda de Conversa com Avós, onde uma dinâmica de interação entre avós e netos tomou conta da tarde dos pequenos. “Aqui, os alunos entrevistaram os avós, abordando temas como vestimentas da época, alimentação, brincadeiras e cotidiano”, colocou Elaine.

O “Chá dos Avós” foi o evento que reuniu todos os alunos do terceiro ano e avós no Colégio. “Assim, buscamos reunir todas estas histórias e aproximar ainda mais os netos dos avós, trazendo estes para o ambiente escolar atual deles”, completou a professora.

Durante o evento, uma exposição com os objetos coletados por cada estudante e que guardava uma ou mais histórias das famílias dos alunos esteve disponível para apreciação dos visitantes. Os presentes também receberam um livro de receitas, elaborado com a receita favorita dos pequenos, feita pelas avós.

Eventos com base pedagógica

O projeto “Família, meu bem maior” é apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Colégio Unesc que buscam uma abordagem pedagógica para educar os estudantes. “Este é um dos nossos maiores projetos, e conta com diversas ações para aproximar as famílias da escola”, explicou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas. “A Roda de Conversas, por exemplo, serviu para trabalhar a memória afetiva das crianças, que conheceram, em detalhes, como era o cotidiano dos avós quando tinham a mesma idade dos alunos”, apontou.

E a abordagem familiar não acaba por aí. “Teremos ainda o projeto “Minha Vida é uma História”, executado em conjunto com os pais dos alunos, e que traz um álbum de fotos do momento do nascimento dos estudantes até os dias de hoje, contando a história da vida deles e desenvolvendo o senso crítico, de humanidade, empatia e valorização dos nossos idosos”, pontuou Carina.

Todos estes projetos com abordagem familiar estão interligados pela Festa da Família do Colégio Unesc. “Vamos reunir toda a família do Colégio Unesc, pais, avós, tios, primos e irmãos dos nossos alunos, para que venham se divertir em conjunto”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Colégio, Marlene Pires.

A festa está prevista para ocorrer no próximo sábado,14, a partir das 9h, no Colégio Unesc. “Teremos brincadeiras folclóricas, confecção de jogos como pipa, pé de lata, além de bocha, futebol, vôlei e diversos outros jogos”, elencou a coordenadora geral.

Um passeio ciclístico pela Unesc também está marcado para o evento. “Convidamos os pais para conhecerem a nova ciclovia do campus, além de encerrar a festa com um espaço para um grande piquenique tradicional, proporcionando a integração entre familiares, alunos, professores e colaboradores do Colégio”, finalizou Marlene.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito