Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Nem toda mulher apresenta sintomas na menopausa

No Do Avesso, especialistas no assunto explicaram como tratar a situação
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 09/05/2018 - 16:56
Luiza da Rosa Ramos e Beatriz Serafim no Programa do Avesso (foto: Luana Mazzuchello)
Luiza da Rosa Ramos e Beatriz Serafim no Programa do Avesso (foto: Luana Mazzuchello)

A menopausa costuma aparecer em idades entre 45 e 55 anos. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior recebeu a ginecologista Luiza da Rosa Ramos e a mastologista Beatriz Serafim para uma conversa sobre o assunto. Nessa época da vida os famosos calorões são comuns, assim como a perda da libido. 

"Elas têm medo do calor, do que vão sentir, até porque não conseguimos prever. Muita separação acontece nessa fase. Os filhos já saíram de casa. Ela tem uma vida estável", contou Beatriz. A vida social da mulher também pode ser afetada. 

Existem mais de 20 sintomas, mas não necessariamente eles se manifestam. Algumas mulheres simplesmente param de menstruar e continuam a vida normal. "Primeiro fica fora de ritmo, depois acaba completamente", destacou Luiza. Hoje também é possível solucionar os problemas causados pela menopausa por meio de tratamentos. “Temos alguns critérios para definir se será possível fazer a reposição hormonal. É tudo clínico”, pontuou.

A menopausa pode aumentar a chance do câncer de mama, assim como o tratamento por hormônios pode elevar as possibilidades de trombose. Já a primeira menstruação acontece cada vez mais cedo, podendo ser até mesmo antes dos nove anos.

Confirma o Programa do Avesso completo: