Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nem Içara, nem Araranguá. Mercado Livre escolhe destino

Cidades do sul bem que tentaram, mas Governador Celso Ramos levou a melhor como sede do centro de distribuição que gerará mil empregos
Por Denis Luciano Governador Celso Ramos, SC, 12/11/2020 - 15:09 Atualizado em 12/11/2020 - 15:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Içara tentou, fez mobilização. Araranguá também quis. Ambas apostavam na localização estratégica, às margens da BR-101, perto do porto de Imbituba. Mas não deu. O Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico da América Latina, optou pela cidade de Governador Celso Ramos para sediar seu novo centro de distribuição, com previsão de gerar mil empregos. 

O Mercado Livre utilizará, para suas operações em Governador Celso Ramos, no litoral norte, entre Florianópolis e Itajaí - portanto com vantagens logísticas de BR-101 e porto -, uma área de 32 mil metros quadrados, podendo chegar a 71 mil metros quadrados. 

"Encontramos um bom desenvolvedor local para construir o CD e fizemos um bom contrato com ele para que a gente possa expandir isso ao longo do tempo, de acordo com a demanda. Quando as vendas crescem mais, a gente dispara um pedido para ele construir mais uma área", afirmou o vice-presidente da companhia, Leandro Bassoi, ao NSC Total.

Tributação especial

Em Santa Catarina, o Mercado Livre usufruirá de um regime especial de tributação, o que fez a empresa optar pelo estado, em detrimento do Rio Grande do Sul, já que originalmente a estrutura se instalaria em Gravataí, na Grande Porto Alegre. “Atendemos o Mercado Livre em fevereiro e garantimos o regime especial solicitado, relativo às obrigações acessórias”, confirmou o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. O Mercado Livre abrirá mais três centros logísticos em São Paulo e um em Minas Gerais para agilizar suas entregas. Atualmente, 70% do volume movimentado chega às mãos dos clientes em até 24 horas.

“Santa Catarina é um estado diferenciado, com economia diversificada e com desenvolvimento econômico pujante. A vinda do Mercado Livre é uma conquista para todos os catarinenses, tanto pela geração de empregos quanto pela expansão da cadeia produtiva”, comemorou a governadora Daniela Rainehr. “Também identificamos boa disponibilidade de serviços e colaboradores qualificados. O ambiente regulatório do Estado permitirá operarmos em regime fiscal muito favorável aos vendedores, proporcionando maior aderência ao nosso serviço de fulfillment, com reflexos positivos para os consumidores da região”, afirmou Bassoi.

Meados de 2021

A previsão do Mercado Livre é que o centro de distribuição de Governador Celso Ramos esteja pronto até meados de 2021. Em janeiro, uma operação temporária já começará a ser realizada no município. “A chegada do Mercado Livre, que se soma a outras multinacionais que já aportaram aqui, agrega valor à nossa matriz econômica, aliada à tecnologia e inovação, por meio da economia colaborativa e criativa. É sinônimo de mais oportunidades, mais desenvolvimento, esperança, confiança e prosperidade ao nosso Estado”, enfatizou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rogério Siqueira.

Capacidade duplicada

Os outros centros que o Mercado Livre anunicou para o Brasil serão em Cajamar (duas unidades, em São Paulo) e Guarulhos (um, em São Paulo), além de outro e Extrema (Minas Gerais). Com isso, a empresa duplicará sua capacidade de atuação no Brasil, passando a contar com 610 mil m² de armazenagem e expandindo a lista de 1,8 mil cidades que já recebem suas encomendas em até dois dias. A expectativa é que sejam gerados 13,5 mil empregos até o fim de 2021. Na última semana, a empresa já havia anunciado a compra de quatro aviões para ampliação da frota que conta, ainda, com 600 carretas e 10 mil vans.

A operação no Brasil representa 55% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 610,7 milhões somente no último trimestre de 2020, crescimento de 56,6% em dólar e 112,2% em real, em relação ao mesmo período no ano passado. Com 76,1 milhões de usuários ativos e mais de 12 milhões de vendedores, a cada segundo, 19 vendas são realizadas na plataforma.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito