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Natal deve gerar aumento de 24% no faturamento do e-commerce

R$ 257 milhões em prejuízos com fraudes devem ser evitados, aponta estudo
Por Redação São Paulo, SP, 23/12/2019 - 21:42
Foto: Divulgação
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Natal é sinônimo de reunião de família, boas refeições, risadas e os tão sonhados presentes. Garantir que todos os entes queridos tenham pelo menos uma “lembrancinha” na data é um aspecto característico do brasileiro e, neste ano, essa situação não deve ser diferente. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que as compras online devem movimentar R$ 13,5 bilhões, aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Junto com o aumento das vendas, há uma maior tentativa de fraudes também. Segundo a ClearSale, empresa especialista em antifraude, o prejuízo evitado com fraudes deve aumentar 68% este ano em relação a 2018, totalizando R$ 257 milhões de fraudes evitadas. As categorias preferidas pelos fraudadores são celulares, games e bebidas.

O estudo da Compre & Confie, que considera o período de 15 de novembro a 24 de dezembro, mostra que o aumento das compras está relacionado principalmente ao maior número de pedidos feitos pela internet durante o período: 30,3 milhões de compras online devem ser realizadas, número 27% maior do que o registrado em 2018.

“Grande parte do crescimento é influenciado pelo sucesso da Black Friday, que apresentou um recorde de vendas via e-commerce. Às vésperas de dezembro, a data colaborou para que muito brasileiros aproveitassem as promoções como pontapé inicial para garantir os presentes de Natal”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Prova disso é o fato de que brasileiros devem gastar menos em cada compra. De acordo com o Compre&Confie, o tíquete médio previsto para a data é de R$ 445, valor 2% menor do que o registrado no ano anterior.

“Temos notado que produtos de bens não duráveis apresentaram crescimento ao longo do ano e, neste período de natal, categorias como Moda e Acessórios, além de Beleza e Perfumaria, devem ter ainda mais destaque, colaborando inclusive com a baixa do ticket médio, já que são itens de menor valor agregado”, finaliza Dias.

Fraudes

Para 2019, o valor de fraudes evitadas deve crescer 68%, chegando a R$ 257 milhões. “O e-commerce brasileiro é bastante seguro, com índice de fraude geral de 3,5% em média. No entanto, é importante ficar atento para evitar dados furtados durante as compras, verificando os itens de segurança do site”, explica Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale.

Ao optar pelo cartão de crédito, por exemplo, o consumidor pode contestar a venda no caso de fraudes, o que não ocorre quando utiliza o boleto ou transferência bancária. A maior parte das tentativas de fraudes no comércio eletrônico estão relacionadas ao uso indevido dos dados do cartão de crédito por terceiros.

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