Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Não votou? Ainda dá tempo de justificar o voto

Eleitores que não compareceram às urnas tem até 60 dias depois do dia das eleições para justificar o voto
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 21/11/2020 - 10:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No último domingo, 15, foi o dia das eleições e só na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), 71.130 eleitores não compareceram nas urnas. E agora, como proceder para justificar a ausência? 

Os eleitores que faltaram às urnas contam com 60 dias após o dia da eleição para justificar o voto, realizando este trabalha por meio de duas formas. “Ele pode justificar pelo aplicativo E-Título ou pelo sistema Justifica, pelo site do TRE na internet. Lá, ele terá que anexar um documento atestando a sua ausência”, explicou o chefe da 92ª zona Eleitoral de Criciúma, José Réus, ao programa Ponto a Ponto. 

Entre os documentos que podem ser anexados, diversificam desde atestados médicos, como comprovantes de hotéis e passagens de ônibus. 

Os eleitores que não apresentarem uma justificativa, terão que pagar uma multa à Justiça Eleitoral. “Só após os 60 dias aparecerá que ele está em débito com a Justiça Eleitoral e ele terá que recolher essa multa de R$ 3,50 para ficar em quite com a Justiça Eleitoral”, afirmou Réus. . “Aquele eleitor que simplesmente não quis ir votar e não apresentar nenhuma justificativa, é só recolher a multa e quitar a dívida com a Justiça Eleitoral”, comentou.  

Os eleitores que faltam três eleições consecutivas o título é cancelado. “O eleitor terá que procurar a Justiça Eleitoral, pagar as três multas e regularizar o título”, finalizou. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito