Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nadounesc: natação como ferramenta para o desenvolvimento das crianças

Projeto da Unesc acontece todas as segundas e quintas-feiras
Por Redação Criciúma, SC, 12/04/2019 - 13:52 Atualizado em 12/04/2019 - 13:52
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Às 13h de todas as segundas e quintas-feiras, Ricardo Felício da Silva, de 15 anos, entra na piscina do Complexo Esportivo da Unesc. Junto com um grupo de outros colegas do Colégio Unesc, o adolescente participa das aulas de natação do projeto Nadounesc, ministradas pelo professor e coordenador do projeto, Márcio Justo Evaldt.

Após quase dois meses frequentando a classe, Ricardo agora sabe como coordenar respiração e movimentos de nado, mergulhar e até flutuar na piscina. "Aprendi muita coisa nova, e isso me ajudou na movimentação das minhas pernas e braços", coloca o estudante.

O conhecimento adquirido acabou melhorando a qualidade de vida de Ricardo. Ele teve um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), ou Isquemia Cerebral, o que afetou os movimentos do lado esquerdo do corpo. O Nadounesc é uma das ferramentas que o Colégio Unesc possui para incluir e auxiliar alunos com necessidades especiais a se desenvolverem com mais eficiência e segurança.

E quem atesta é o próprio Ricardo. "Na piscina eu me sinto seguro, confortável e tranquilo", afirma sorridente. "Lá, eu aprendi coisas que me ajudam todo dia, e tem mais gente aprendendo e melhorando", lembra o estudante, referindo-se a outro colega, asmático, que agora consegue controlar melhor a respiração em ambientes aquáticos. "Eu vi o progresso, e meu irmão que também tem asma fez natação e isso ajudou muito", confirma Ricardo.

Respeito às especificidades

Além de Ricardo, outros 35 alunos participam do Nadounesc, divididos em duas turmas. "O processo consiste em coordenar respiração e movimentos para o deslocamento no meio líquido, de maneira progressiva", expõe o professor responsável pelo projeto, Márcio Justo Evaldt. Portanto, o Nadounesc oferece condições para que todo e qualquer estudante possa aprender a nadar e conhecer seu próprio corpo no processo.

"Buscamos ofertar o conhecimento para todos, utilizando-se de ferramentas para facilitar a compreensão do aprendizado e, com isso, melhorar o desenvolvimento técnico de cada um dos alunos", completa Evaldt. Os alunos desenvolvem conhecimento histórico, cultural e técnico das modalidades de nado olímpico: crawl, costas, peito e borboleta.

Reitoria da Unesc oferece projeto gratuito para os alunos do Colégio

Iniciado em fevereiro deste ano, com a aprovação da Reitoria da Unesc, o Nadounesc é gratuito, e leva como um de seus objetivos a ampliação da oferta de projetos no contraturno escolar vespertino. O foco, claro, é a natação.

"Nossos alunos e pais solicitam e perguntam sobre a oferta de oficinas no contraturno, e o Nadounesc é uma ótima oportunidade", informa a diretora do Colégio Unesc, Marlene Pires. "Somos privilegiados por termos um ambiente com a estrutura da universidade e, dentro deste espaço, temos disponibilizada a piscina para nossos alunos. Agradecemos muito a reitora Luciane Ceretta", complementa Marlene.

Talentos podem representar Colégio Unesc

Além de todo o desenvolvimento pessoal e humano, o Nadounesc pode apresentar alto rendimento da modalidade. Um exemplo é outra das metas do projeto: inserir os alunos participantes em competições futuras. "Eles poderão representar o Colégio Unesc e a própria Unesc a partir do momento em que estiverem aptos para uma competição", afirma Evaldt.

Com a participação em competições, a visibilidade dos competidores e da própria instituição de ensino é ampliada. "O Nadounesc disponibiliza o ambiente e condições para que os alunos possam desenvolver a máxima capacidade no nado", comenta o professor. "Atendemos o anseio da comunidade escolar em ter atividades no contraturno, em específico, a natação", finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito