Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Na Unesc, representantes da Escola do Legislativo conhecem as possibilidades de parcerias em uma Universidade Comunitária

Integrantes da entidade, que pertencem à Alesc, visitaram os diversos ambientes do campus
Por Redação Criciúma, SC, 23/08/2023 - 21:35
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Foto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O mundo de oportunidades gerado por uma Universidade Comunitária foi apresentado para os representantes da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nesta semana, eles visitaram o campus da Unesc e viram de perto todo o trabalho desempenhado no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação.

O "tour" pelo campus iniciou na Unesc Virtual, onde eles conheceram a estrutura pedagógica dos cursos de Ensino à Distância da Universidade. Depois, seguiram para o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski; à Biblioteca Professor Eurico Back; o Museu da Infância e ao Centro de Memória e Documentação (Cedoc) Núcleo Multimídia, o Colégio Unesc e as Clínicas Integradas da Universidade. 

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, receber a Escola do Legislativo para compartilhar experiências e planejar ações coletivas visando a qualificação de agentes públicos permite  cumprir a missão da Universidade.

"Sabemos que a Escola do Legislativo tem um papel fundamental de atuação com a comunidade e isso também é o que fazemos aqui na Unesc. Colaboramos, transformamos e compartilhamos conhecimento em prol do desenvolvimento de toda a região, por meio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da inovação", comenta a reitora.

Boas impressões

A estrutura das Clínicas Integradas em Saúde e toda a contribuição que ela gera à sociedade também foi visitada, além do Colégio Unesc e do Unesc Labs, proposta inovadora que une academia e setor produtivo.

"Tivemos a possibilidade de apresentar a nossa Instituição e tudo o que ela faz em benefício à sociedade e ao desenvolvimento regional. Foi uma oportunidade proveitosa porque conseguimos apresentar na prática as nossas expertises acadêmicas pela formação e pela experiência, considerando um diferencial na preparação dos estudantes para a vida profissional", enfatiza a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, que também já esteve no campus da Universidade, salienta que a busca por aperfeiçoar e modernizar o Núcleo de Ensino a Distância da Escola e oferecer mais qualidade no serviço motivou a visita. 

"A Unesc é um case de sucesso para o estado e o Brasil, e precisamos conhecer com quem sabe fazer. É uma Universidade que atua com a comunidade e é o que fazemos no Legislativo. Sei que a Unesc pode nos auxiliar no aperfeiçoamento e na qualificação, tanto para os servidores da Assembleia, quanto nas Câmaras de Vereadores, e para a comunidade em geral", cita Marlene. 

Em parceria com outros órgãos e instituições, a Escola do Legislativo atua na elaboração e coordenação de cursos, palestras e eventos sobre temas relacionados ao Legislativo, voltados à capacitação do público interno (vereadores, servidores) e externo, como lideranças comunitárias, entidades da sociedade civil ou cidadãos.

"O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Universidade e identificar possíveis parcerias com a instituição para aprimorar as atividades da Escola do Legislativo da Alesc, principalmente na oferta de cursos à distância", salienta o assessor da direção da Escola do Legislativo, Carlos Alberto de Lima Souza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito