Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Na capital, autoescolas protestam por reabertura do Detran (VÍDEO)

Processos de CNH não conseguem ser concluídos ou iniciados com a paralisação do órgão
Por Guilherme Nuernberg Florianópolis - SC, 28/04/2020 - 13:23
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Representantes de autoescolas de todo o estado estão realizando uma manifestação na sede do Detran, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira, 28. Os manifestantes solicitam o retorno das atividades do Detran e Ciretran no estado.

Com a parada das atividades no orgãos por conta da pandemia ocasionada pelo coronavírus, os Centros de Formação de Condutores estão de mãos atadas, sem poder admitir novos clientes e nem concluir o processo da carteira de habilitação para quem concluiu as aulas. Mesmo com o sistema do Detran funcionando online, a foto precisa ser tirada presencialmente, o que impede o avanço das atividades. 

Os CFC voltaram a rotina a cerca de 10 dias, mas sem conseguir começar aulas dos novos clientes ou realizar a prova de aptidão para quem concluiu os estudos. Com a conclusão das aulas praticas de quem já estava realizando antes da paralisação, os carros ficarão parados. "Começou a acontecer demissões, afastamento do trabalho dos instrutores de trânsito. Como é uma prestação de serviço, precisa ter giro. Uma autoescola pequena tem cinco funcionários, mas em Criciúma tem autoescola com 16 pessoas trabalhando", afirmou o advogado Vinicius Ribeiro, comentarista de trânsito da Rádio Som Maior.

 

Nesta segunda-feira, 27, o Detran de Santa Catarina soltou uma portaria em que define o retorno das aulas teóricas. De acordo com Ribeiro, foi liberado apenas cinco pessoas por sala com distanciamento de dois metros cada. "As aulas praticas estão acontecendo com o instrutor utilizando máscara, alcool gel, mas a 30 cm da pessoa, porque estão dentro do carro. Essa medida para a sala de aula inviabiliza", afirmou.

CNH vencida

Uma norma nacional definida pelo Contran é que as carteiras de habilitação vencidas a partir de 19 de fevereiro não terão problemas de fiscalização em caso de abordagem.

A data para retorno das validade das CNHs ainda não está definida pelo órgão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito