Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Municípios da Amurel seguem Tubarão e adotam “mini lockdown”

Algumas cidades já publicaram os seus decretos, enquanto outros criaram comitê de avaliação
Por Marciano Bortolin Tubarão, SC, 16/07/2020 - 14:35 Atualizado em 16/07/2020 - 14:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Outros municípios da Amurel seguiram os passos de Tubarão e editaram os seus decretos impondo o “mini lockdown”. As restrições na maior cidade da região de Laguna iniciaram nesta quinta-feira, 16. A nova quarentena imposta pelos municípios é de nove dias e estipula uma série de medidas na busca no diminuir o contagio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Municípios como Pedras Grandes, Jaguaruna, São Ludgero acataram as recomendações do Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento e Tomada de Decisão quanto à pandemia. Entre as medidas, está a proibição da circulação e o ingresso de veículos de transporte coletivo de passageiros, municipal, público ou privado, e de veículos de turismo ou fretamento para transporte de pessoas. As atividades e os serviços privados não essenciais, e exemplo de salões de beleza, barbearias, academias, shoppings centers e comércio em geral, também ficam suspensos pelos próximos nove dias. 

Além disso, o texto proíbe a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, a prática de esporte coletivo, amador ou profissional, as visitas aos residentes e pacientes em instituições de longa permanência, a realização de atividades escolares e a realização de eventos púbicos e privados. A concentração e a permanência de mais de duas pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças também está proibida. Restaurantes, lanchonetes, food trucks, bares, pubs e conveniências, os quais poderão executar suas atividades somente na modalidade tele-entrega, sem atendimento presencial ou serviço de balcão, e e terão seu expediente interno limitado a 40%.

Confira também:

O que estabelece o decreto de Tubarão
Santa Catarina virou uma nau à deriva”, disse Joares Ponticelli
Braço do Norte opta por medidas de combate ao invés de “lockdown”
Covid-19: Segundo óbito registrado em Jaguaruna

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, fala que o município está fazendo a sua parte com investimento em profissionais para atendimento no Centro de Triagem, bem como direcionamentos em relação a tratamento precoce, fez amplo trabalho de orientação e campanha de conscientização em relação aos cuidados básicos, sanitização de ambientes públicos vem acontecendo, o trabalho de desinfectação das áreas com maior movimentação de pessoas segue e São Ludgero terá participação no aluguel de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) se forem conseguidas. “Em relação aos regramentos, em um primeiro momento tinha o Decreto Estadual e em um segundo momento as tratativas aconteceram conjuntamente com os 18 municípios da região. São Ludgero não tem profissionais suficientes para adotar medidas individuais. E é preciso que todos saibam que em relação a este assunto o Comitê Regional da Saúde dá os direcionamentos, o Ministério Público faz o acompanhamento e fiscalização e nós prefeitos cumprimos. Não temos a autonomia que foi dita a quatro cantos que teríamos”, enfatiza. 

Municípios criam comitê

Em Sangão a publicação do decreto ocorreu nesta quinta-feira, 16, e as regras passam a valer nesta sexta-feira, 17, mas quem agiu de forma um pouco diferente foram os municípios do Vale do Braço do Norte que criaram o Comitê Extraordinário do Vale de Braço do Norte, formado por três médicos e uma engenheira sanitarista, que tem por intuito analisar a última recomendação do Comitê Extraordinário Regional de Acompanhamento à Covid-19 da Amurel, que orientou pelo fechamento das empresas que não prestem serviços essenciais. O comitê do vale formulará um parecer técnico-científico que norteará as próximas ações dos municípios. 

Os municípios publicaram decretos com medidas mais restritivas, porém sem o fechamento integral das atividades não essenciais. Fazem parte deste grupo, além de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito