Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mudança de regra coloca escola profissionalizante em risco

Para continuar repassando verba ao Bairro da Juventude, Senai quer que alunos sejam vinculados à indústria
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 29/11/2018 - 07:01 Atualizado em 29/11/2018 - 11:27
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A mudança nas regras estabelecidas pelo Senai para o repasse de verba aos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude está preocupando os responsáveis pela instituição social. A diretora-executiva, Silvia Zanette, expõe até mesmo a possibilidade de fechamento da escola técnica a partir do próximo ano. “Mas não temos essa situação como encerrada, estamos buscando uma solução, pedindo uma reunião com o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mário Aguiar), com a direção do Senai e pensamos que isso possa ser revertido”, salienta.

O convênio entre o Bairro da Juventude e o Senai ocorre há 40 anos e é a principal fonte de financiamento dos cursos profissionalizantes. Atualmente são repassados R$ 30 mil mensais. “É uma parte do recurso utilizado para a manutenção da escola profissionalizante, mas é uma parte importante e essa informação é extremamente preocupante e coloca em risco até mesmo de fechamento dos cursos técnicos”, salienta a diretora.

São 540 alunos, entre 14 e 18 anos, estudando em sete cursos profissionalizantes. “A nova regra imposta pelo Senai, a vinculação do aluno com a indústria, é o oposto da missão do Bairro, que é trazer esse jovem que se encontra em situação de vulnerabilidade, fortalecer valores, agregar conteúdo à sua vida profissional e depois, sim, inserir no mercado de trabalho. Nós não podemos aceitar porque estamos ferindo a nossa missão”, detalha Silvia.

Caso a decisão não seja revista, calcula-se que a adequação possa ocorrer apenas para entre 140 a 160 jovens. “Esperamos que isso não seja interrompido, nosso convênio com o Senai tem mais de 40 anos e estamos lutando para que não chegue ao fim, não conseguimos viabilizar a nova regra e queremos uma solução”, complementa.

Histórico na educação profissional

O Bairro da Juventude é uma das entidades mais respeitadas não somente em Criciúma, mas em todo estado e desde sua fundação atua na área da educação profissional em parceria com o Senai.

Desde então, esta parceria proporciona cursos profissionalizantes, gratuitamente, para jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. Esta parceria oportuniza aos adolescentes e jovens a tão sonhada profissionalização e a inserção no mundo do trabalho.

Adaptação para seguir legislação

O diretor do Senai em Criciúma, Maximiliano de Oliveira Alves, coloca que as mudanças são em razão de legislação que rege o Senai. “O Bairro da Juventude terá que fazer algumas adaptações para que consigam continuar recebendo os recursos de forma legal. O principal deles é a vinculação dos menores aprendizes com a indústria, assim como já é no Senai hoje”, pondera.

De acordo com Alves, a medida é necessária por ser recurso destinado à indústria. “A informação foi repassada em julho ao Bairro e uma equipe técnica do Senai está presente, está orientando em tudo que for necessário para inserir esses alunos nas indústrias da região”, complementa.

A orientação do Senai é que o recurso seja repassado de forma proporcional aos alunos vinculados à indústria. “Alguns já são, mas a maioria não é e terá que conseguir esse vínculo”, finaliza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito