Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Justiça

MPSC conta com nova sede e instala 14ª Promotoria de Justiça em Criciúma

Mudança visa melhor atender os cidadãos e a instalar uma área do Núcleo Regional de Atendimento às Vítimas (NAVIT) em Criciúma.
Por Redação Criciúma, SC, 22/09/2023 - 09:49 Atualizado em 22/09/2023 - 09:53
Foto: Divulgação/MPSC
Foto: Divulgação/MPSC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instalou, nessa quinta-feira (21), uma nova Promotoria de Justiça e inaugurou uma nova sede em Criciúma. A partir de agora, a região conta com a 14ª Promotoria de Justiça com atribuição na Área Criminal e de Execução Penal.

A nova Promotoria e as 4ª, a 8ª e a 11ª Promotorias de Justiça vão atender os cidadãos de Criciúma, de Nova Veneza, de Siderópolis e de Treviso na rua Raymundo Procópio Nunes, 40, no bairro Pinheirinho, mesmo prédio do Ministério Público Federal (MPF). As outras dez Promotorias de Justiça da comarca seguem instaladas no Fórum da cidade.

Com essa mudança, haverá espaço para a acomodação de gabinetes para dois Promotores de Justiça, um substituto e um especial, bem como possibilitará os estudos para a instalação de uma nova sala do Núcleo Regional de Atendimento às Vítimas (NAVIT) em Criciúma.

A solenidade de instalação da nova Promotoria de Justiça e de inauguração da nova sede foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, e contou com a presença do Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Criciúma, Promotor de Justiça Marcos De Martino; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Ariadne Klein Sartori; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Durval da Silva Amorim; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Luciano Trierweiller Naschenweng; a Secretária-Geral do MPSC, Claudine Vidal de Negreiros da Silva e demais autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Na abertura do evento, Trajano salientou as melhorias que a instalação e a inauguração vão ocasionar. "Teremos a possibilidade de atender nossas crianças, nossos adolescentes e trabalhar com ainda mais eficiência no combate à corrupção. Poderemos estabelecer mais parcerias com os órgãos públicos e com a sociedade civil na região Sul do estado, pois teremos mais Promotores de Justiça que passam a contar com novas instalações", disse.

"Teremos, em breve, também, espaço voltado ao atendimento das vítimas de crimes, por meio do NAVIT: o núcleo especializado que surgiu como projeto-piloto na Capital. Por meio do atendimento humanizado, orientado sob a ótica jurídica, ofertamos mais proteção e acolhimento para as pessoas. Para se ter uma ideia, o projeto-piloto atendeu em Florianópolis mais de 600 vítimas em um ano. Agora, com a ampliação e novos coordenadores, Criciúma, Lages e Chapecó promoverão conforto e amparo às vítimas de crimes", complementou. O PGJ agradeceu o apoio de lideranças locais e regionais que participaram do projeto de instalação da 14ª Promotoria de Justiça e da inauguração da nova sede.

Celeridade

O Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Criciúma, Promotor de Justiça Marcos De Martino, mencionou a celeridade com a qual o pedido de instalação da Promotoria de Justiça foi atendido. "Nós realizamos o pleito da instalação de uma nova Promotoria de Justiça recentemente. Solicitamos em abril e agora, em 21 de setembro, já fomos atendidos. Isso demonstra agilidade da administração e respeito para com a nossa região". "Não há nada mais belo do que um grupo de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum. E o nosso é garantir o melhor atendimento e qualidade possíveis à cidade e à Comarca de Criciúma", acrescentou.

O Procurador-Chefe do MPF em SC, Daniel Ricken, celebrou a colaboração entre MPF e MPSC para a materialização do projeto. Para ele, a parceria é um marco na gestão pública. "Essa mudança de mentalidade é muito importante para o serviço público. Precisamos nos reinventar e quebrar paradigmas para nos adaptar às novidades. Estamos construindo uma ponte importante entre MPF e MPSC, mostrando para as instituições não apenas a parceria institucional na esfera dos processos, mas que podemos ter parcerias administrativas e, cada vez mais, tornar o serviço público eficiente", ressaltou. "Tenho certeza de que esse convívio entre as equipes do MPF e MPSC será muito positivo, como a solidez desse feito, no qual, em poucos meses, conseguimos realizar algo que eu considero ousado no serviço público brasileiro", complementou.

Presente na solenidade, o deputado estadual Rodrigo Minotto, que é da região Sul de Santa Catarina, falou que o momento demonstra o fortalecimento das instituições "que trabalham incansavelmente para garantir a equidade, a legalidade em nossa sociedade".

"A concretização desse projeto, sem dúvida nenhuma, é fruto de um trabalho, de um esforço coletivo. Essa nova sede da Promotoria de Justiça foi concebida com o propósito de proporcionar um ambiente adequado para o trabalho dos nossos Promotores e Procuradores que desempenham fundamental papel em defesa dos direitos dos cidadãos e da manutenção do estado de direito. Por sua vez, a instalação da 14ª Promotoria de Justiça reforça o compromisso de garantir o acesso à Justiça para todos os cidadãos, e o MPSC continuará sua missão de combater a impunidade, proteger os mais vulneráveis e assegurar que a lei seja aplicada de forma justa e imparcial", enfatizou.  

A nova Promotoria de Justiça 

Sob titularidade do Promotor de Justiça Diógenes Viana Alves, a 14ª Promotoria de Justiça atuará, na Área Criminal, no Juizado Especial Criminal, no Controle Externo da Atividade Policial e, na área de Execução Penal, na execução dos Acordos de Não Persecução Penal formulados.   

A nova sede  

- Com a nova 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma

 Áreas de atuação: Área Criminal - Juizado Especial Criminal, Área da Execução Penal, Área do Controle Externo da Atividade Policial

 Promotor de Justiça: Diógenes Viana Alves

- 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma

 Área de atuação: Execução Penal

 Promotor de Justiça: Jadson Javel Teixeira

- 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma

 Área de atuação: Infância e Juventude

 Promotor de Justiça: Marcos De Martino 

- 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma

 Áreas de atuação: Área da Execução Penal, Área da Moralidade Administrativa e Área do Controle de Constitucionalidade

 Promotor de Justiça: Carlos Eduardo Tremel de Faria 

SERVIÇO:

 Endereço da nova sede do MPSC: Rua Raymundo Procópio Neves, número 40, bairro Pinheirinho, Criciúma.

Ponto de referência: Prédio do Ministério Público Federal (MPF).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito