Um projeto de lei aprovado na Alesc propõe um desconto de 5% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para condutores que não tenham acumulado nenhuma infração no ano anterior.
Após a aprovação na Assembleia Legislativa, na última semana, a proposta depende da sanção do governador Jorginho Mello (PL), para virar lei no estado.
LEIA MAIS
- IPVA 2026 e licenciamento: entenda a relação entre as cobranças
- Quase 1 milhão de veículos podem ficar livres do IPVA em SC
Para o autor da proposta, deputado estadual Napoleão Bernardes, a ideia é incentivar a direção responsável e comportamento dos condutores em SC, que não tenham levado multas nos últimos 12 meses.
"O modelo que está vigente é só multar, é só botar a mão no bolso de quem eventualmente leva uma multa. É importante, além disso, premiar aquele que anda na linha, que cumpre a regra", disse, para a Alesc.
Requisitos
Para ter direito ao desconto, o motorista deverá se cadastrar no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Para isso, basta autorizar o uso dos dados por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito.
A proposta irá permitir o desconto no imposto de apenas um veículo por condutor.
Calendário do IPVA 2026 em SC
O imposto segue sem aumento no estado, com alíquotas mantidas em 2% para carros e utilitários e 1% para motocicletas, veículos de carga, transporte de passageiros e os destinados à locação.
- Veículos novos e importados: pagamento em até 30 dias após a compra ou o desembaraço aduaneiro.
- Veículos usados: vencimentos conforme o final da placa, de acordo com o calendário oficial.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!