Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Morro da Fumaça: com nova ETA, abastecimento de água será ampliado em quatro vezes

Estação de Tratamento de Água, instalada no distrito de Estação Cocal, deve iniciar a operação a partir da próxima semana
Por Redação Morro da Fumaça - SC, 19/01/2020 - 19:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um investimento de mais de R$ 500 mil que irá gerar incontáveis benefícios aos fumacenses. Esta é a principal ação do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Morro da Fumaça neste começo de 2020. Trata-se da instalação de macromedidores e da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Estação Cocal, tendo o início do funcionamento previsto para os próximos dias.

O novo equipamento possui capacidade para 40 metros cúbicos de produção, ou seja, quatro vezes mais que a atual.

Curiosamente, aponta o diretor do Samae, Rogerio Sorato, o distrito de Estação Cocal corre maior risco de ficar sem água em dias de chuva, isso porque a atual ETA não tem capacidade de limpar a água muito suja, o que obriga a interrupção do abastecimento. "Com a nova ETA, Estação Cocal não ficará mais sem água em dias de chuva e terá o abastecimento garantido por mais 20 anos. Ainda temos a previsão de perfurar poços artesianos e captar água em outros pontos", revela.

Porém a nova estação de tratamento não beneficiará somente o distrito, mas sim toda a cidade. "A previsão é interligarmos o abastecimento ao sistema do centro e outros bairros de Morro da Fumaça", explica.

Modernidade

Sorato comenta também que a nova ETA é totalmente automatizada, sendo uma das mais modernas da Região Sul do estado. "Retrolavagem automatizada, teremos todo o acesso pelo centro de controle e pelo celular, podendo saber sobre toda a produção e até mesmo ligar e desligar", fala.

Para este ano, os planos do Samae são promover visitações de alunos tanto da rede pública quanto da particular para mostrar o funcionamento e ainda despertar a conscientização ambiental. Além das visitas dos estudantes, Sorato diz que até mesmo os Samae's de outros municípios deverão ir até o local para conhecer a estrutura. "Assumimos o sistema de abastecimento de água de Morro da Fumaça com o intuito de não deixar faltar água e melhorar a qualidade de vida das pessoas. E este é um trabalho feito 24hs por dia pelo Samae. Aos poucos estamos construindo um sistema totalmente novo, as melhorias realizadas com recursos próprios do Samae já ultrapassam R$1 milhão de reais.

Investimentos que dão resultados

Outra novidade é a instalação dos macromedidores. A cidade está totalmente setorizada com os equipamentos que auxiliam na identificação de vazamentos, possibilitando agilidade nos consertos, poucas cidades no brasil possuem esse controle. "Com a redução de perdas no abastecimento, podemos eliminar as faltas de água e fazer mais economia de dinheiro público", pontua.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, também salienta os investimentos em favor da comunidade. "São os valores pagos nas faturas pelos contribuintes voltando em melhorias. E, com certeza, isso não para por aqui. Seguiremos investindo cada vez mais", fala.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito