Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moradores de Morro da Fumaça prestigiam Desfile Cívico de 7 de Setembro

Evento em homenagem à Independência do Brasil reuniu diversas entidades do município
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 07/09/2023 - 14:39
Foto: Émerson Justo/Comunicação da Morro da Fumaça
Foto: Émerson Justo/Comunicação da Morro da Fumaça

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã desta quinta-feira (7), a população fumacense se reuniu para prestigiar o Desfile Cívico de 7 de Setembro, organizado pelo Governo de Morro da Fumaça, via Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. O evento, em homenagem à Independência do Brasil, aconteceu na Rua XV de Novembro e contou com a participação de entidades públicas e privadas do município.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e ao som da Banda Municipal, os Centro de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino iniciaram o desfile. Em seguida foi a vez da Banda da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Vicente Guollo dar o ritmo do ato cívico durante o desfile de mais um dos CEIs, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Programa Fumacense de Ação Social (Profas) e do Projeto Música na Escola, do professor Djalma.

Dentre os destaques dos grupos que desfilaram com a segunda banda está a Apae que, através dos seus alunos e funcionários, trouxe na sua participação o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023: "Conectar e somar para construir inclusão". Outro destaque foi o agradecimento do Profas às empresas e pessoas físicas doadores do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), através do imposto de renda, e demais indivíduos que ajudam a instituição ao longo dos seus 39 anos, além das famílias das crianças atendidas pela colaboração e participação.

Puxando o próximo grupo a desfilar, a Fanfarra da Escola de Educação Básica (EEB) Vitório Búrigo iniciou a sua participação no evento. Ela foi seguida do pelotão do Departamento do Desenvolvimento Social, do CEI Sons do Verde e dos alunos e professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A participação do Departamento do Desenvolvimento Social contou com as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Sistema único de Assistência Social (SUAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), que apresentaram durante o desfile algumas das campanhas de prevenção realizadas, como contra o abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, a violência contra mulher e idoso e, também, ações de prevenção ao trabalho infantil. O Centro de Convivência da Terceira Idade e o Clube de Mães, que fazem parte do Departamento, também compuseram o pelotão.

As atenções também voltaram para os alunos do CEI Sons do Verde que levavam projetos realizados no dia a dia junto às crianças, educadores e famílias. Eles também destacaram o projeto da horta, compostagem, feira orgânica e estudo sobre as abelhas.

Na sequência, aconteceu o ponto alto do desfile que foi o retorno da Banda Municipal para uma apresentação em conjunto com o saxofonista italiano Virgílio Evangelisti. Eles tocaram em frente ao palanque, enquanto as balizas da EEBM Olivio Recco acompanhavam com uma coreografia. A apresentação deu início à participação das escolas municipais no evento, que trouxeram como tema o projeto que vem sendo desenvolvido neste semestre, "Plante amor por onde você for".

Dentre as participações das escolas municipais no ato cívico, a EEBM Olívio Recco destacou alguns projetos que vem realizando neste ano. Como o projeto "Corpo Humano: a perfeita máquina da vida" que vem trabalhando com a Educação Infantil, o projeto da Rede Municipal para o Ensino Fundamental I e II, a parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) no projeto "Sanitarista Júnior", com a Polícia Militar no Proerd e com a Defesa Civil no "Defesa Civil nas Escolas".

Já a EEBM Biázio Maragno aproveitou o desfile para mencionar o curso de robótica. Além disso, destacou que os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Mirim, na qual tem finalistas que irão participar da segunda fase em novembro e também os alunos do 5º ano que participaram do Prêmio Acic de Matemática (PAM).

Depois foi a vez da banda da EEBM Vicente Guollo dar o ritmo do evento e puxar os grupos de escolas da Rede Municipal de Ensino e também da rede privada. Um dos destaques foi o Centro Educacional Davi que desfilou com o tema "A Maior Riqueza da Nação É O Seu Povo" para homenagear nomes que contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade e lutaram pela liberdade do país. 

Em seguida, a Fanfarra da EEB Vitório Búrigo fez uma segunda apresentação, puxando o desfile dos alunos da sua instituição, que trouxeram o tema "Ser ou Existir, Qual O Meu Futuro?" do projeto que vem sendo trabalhado ao longo do ano, da EEB Princesa Isabel, do Departamento de Esportes e da Secretaria do Sistema de Saúde. Durante a passagem do grupo, uma pausa foi feita para a exibição de uma coreografia das balizas da EEB Princesa Isabel, junto com a Banda Municipal, em frente ao palanque e, em seguida, a Fanfarra EEB Vitório Búrigo retomou o compasso do desfile.

A participação do Departamento de Esportes no ato cívico foi marcada pela equipe de Futsal Sub 16, que conquistou a vaga para a fase estadual da 22ª Olesc em Florianópolis. E o Departamento também aproveitou para mencionar o apoio ao piloto de motocross Kauã Formentin Vieira, de 15 anos, que foi campeão em diversas competições e atualmente representa o município no Campeonato Brasileiro de Motocross, o maior da América Latina, o Brasileiro de motocross, onde está entre os dez melhores da sua categoria.

O pelotão da Secretaria de Saúde fechou a participação do Governo Municipal no desfile. Os servidores da saúde trouxeram à rua XV de Novembro, durante a sua apresentação no ato cívico, a campanha do Setembro Amarelo, que neste ano tem como tema "Se precisar, peça ajuda!". O evento encerrou com a Orquestra Sinfonia de Asafe, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que se apresentou e deu o ritmo à participação do Grupo Adolescentes Que Amam A Deus (ADAD).

Acompanhando o evento, o prefeito, Agenor Coral, e o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, falaram sobre a importância da data. "O desfile de 7 de setembro é uma homenagem à nossa Independência e um lembrete do que podemos conquistar como nação. Só tenho a parabenizar todos os envolvidos na organização, pois hoje pudemos presenciar um evento muito bonito, com a participação em grande quantidade dos cidadãos fumacenses", comenta Coral.

"A Independência do Brasil marcou o início da jornada da democracia, que é o pilar que sustenta nosso progresso contínuo. Fico muito feliz em acompanhar essa celebração e poder prestigiar o desfile com os projetos desenvolvidos na cidade e o lindo trabalho das escolas e entidades", acrescenta Guollo. Membros do secretariado do Governo Municipal, vereadores, entre outras autoridades também estavam, em cima do palanque, prestigiando o ato cívico.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito