A comunidade de Barra Velha, localizada entre os municípios de Balneário Rincão e Araranguá, mas enfrenta há anos dificuldades de acesso a serviços básicos como transporte coletivo, saúde e educação. Com o objetivo de mudar essa realidade, foi criada a Associação de Moradores da Barra Velha, que já articula com o poder público projetos fundamentais. “A associação é uma ponte entre os moradores e o poder público, estamos muito felizes porque, depois de anos de abandono, agora começamos a ser ouvidos”, destacou a presidente Maria Albertina Demetrio Martins.
Uma das maiores vitórias até o momento é o compromisso da prefeitura de Araranguá em reabrir uma estrada que liga Barra Velha ao bairro Ilhas, o que promete tirar a comunidade do isolamento. Segundo a presidente, o diálogo com a gestão atual tem sido positivo e trouxe esperança de que, aos poucos, os direitos dos moradores serão respeitados.
Além disso, a criação da associação foi essencial para que a comunidade deixasse de ser vista como “terra de ninguém”. “A parte que pertence ao Rincão já tem infraestrutura, mas a nossa, que é Araranguá, estava esquecida. Agora temos esperança de ver as coisas mudarem, passo a passo”, concluiu Maria Albertina.
Ouça a entrevista completa na íntegra: