Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moisés libera atividades do comércio de rua

Lojas podem abrir a partir de segunda-feira, 13. Shoppings seguem fechados
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 11/04/2020 - 12:31 Atualizado em 11/04/2020 - 12:37

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL), anunciou em entrevista coletiva ao meio deste sábado, 11, a liberação do comércio catarinense a partir de segunda-feira, 13. “Estamos liberando temporariamente. Na medida que houver necessidade vamos suspender. As atividades seguirão regras e serão submetidos à fiscalização da vigilância sanitária, da força policial, que possibilita multa e até fechamento se não seguir as normas. Regras poderão, inclusive, ser editadas pelos Municípios”, enfatiza Carlos Moisés.

Além do comércio de rua, os hotéis e pousadas também podem voltar a funcionar. A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Criciúma, Andréia Salvalaggio, comentou o anúncio do governador. "A nossa luta não vai parar, já foi uma grande vitória conseguir que o comércio de rua abra. Vamos ter que ser eficazes nas normas, vamos disponibilizar agora para os lojistas para que se faça tudo correto para que não tenha um retrocesso. Vamos pedir para a população também nos ajudar.  Que todo mundo cumpra o que tem que ser cumprido", diz.

Manifestação na semana passada

A previsão de retorno foi frustrada algumas vezes. Como aconteceu nesta semana, quando a expectativa era para que as obras abrissem as portas na quarta-feira. Até o momento, o governador liberou a construção civil, autônomos, setor automotivo, entre outros.

A extensão do decreto de isolamento social em Santa Catarina, proibindo a abertura do comércio e a retomada do transporte coletivo na semana passada gerou indignação e levou centenas de comerciantes e comerciários à praça Nereu Ramos, em Criciúma, onde demonstraram a sua indignação.

O Governo de Criciúma, inclusive, pressionava pela volta do transporte coletivo, creches e comércio. Se não houvesse a liberação do transporte e das creches pelo governador Carlos Moisés (PSL), inclusive, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) promete ir à justiça.

A exemplo do que aconteceu na maior cidade do Sul e em outras cidades de Santa Catarina, comerciantes de Içara realizaram manifestação no centro da cidade para cobrar a reabertura do comércio, na manhã desta quarta-feira, 8. O movimento de comerciantes pelo Estado intensificou-se com a manutenção do decreto estadual até a próxima segunda-feira, 13, em acordo com a recomendação do ministério da Saúde e de especialistas. 

Foto: Marciano Bortolin/Arquivo/4oito

Confira também:
Pela volta ao trabalho, comerciantes vão à praça
Comerciantes de Içara manifestam-se pela reabertura das lojas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito