Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moedas digitais podem acabar com o dinheiro em papel?

O Bitcoin é a principal delas e cada unidade chega a valer quase R$ 24 mil
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 04/04/2018 - 17:23 Atualizado em 04/04/2018 - 17:23
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O dinheiro em papel vai desaparecer? O CEO do Mercado Bitcoin Rodrigo Batista acredita que com a tecnologia e o crescimento das moedas virtuais a utilização de moedas físicas vai ser reduzida. O Mercado Bitcoin é um site para a compra e venda de moedas digitais, comercializando três delas. O Bitcoin foi lançado em 2009 e hoje cada unidade inteira vale aproximadamente R$ 24 mil.

“A história das moedas virtuais começou com a criação do comércio eletrônico, no meio da década de 1990, quando começou a venda de produtos na internet. As formas de pagamento que existiam foram adaptadas, o cartão de crédito, o cartão de débito e o boleto, acontece que já nessa época o pessoal sentia falta do dinheiro físico”, contou Batista.

Atualmente existem quase 1.500 tipos de moedas virtuais. A valorização aumentou substancialmente devido a sua aceitação no comércio. “Durante muito tempo o pessoal da ciência da computação ficou tentando criar esse dinheiro, mas se caia em alguns problemas técnicos, principalmente pelas transferências. O Bitcoin foi a primeira invenção a garantir o pagamento entre duas pessoas sem alguém intermediando no meio, assim como é o pagamento com notas”.

O Bitcoin funciona assim com as moedas físicas. Batista comparou ao dólar americano e ao real brasileiro, que sofrem alterações de acordo com a segurança da economia nacional. Essa criptomoeda é transferida de uma conta para outra sem a necessidade de um banco intermediando a ação. O CEO projeto que no futuro a utilização do papel deve ficar cada vez menor.

“Eu acredito que é uma tendência, em países como a Suécia, o próprio governo já tá incentivando que as pessoas usem menos cédulas, mas um estudo recente disse que 2 bilhões de pessoas não tem acesso a contas bancárias. Evidentemente a internet tá ficando mais disponível, então a combinação com moedas digitais e a tecnologia deve diminuir o dinheiro de papel moeda”, finalizou Batista.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito