Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Mineiros em greve a partir de segunda-feira

Proposta apresentada pelo SIECESC não atendeu a expectativa da classe
Por Guilherme Nuernberg Siderópolis - SC, 22/02/2020 - 14:48Atualizado em 22/02/2020 - 14:49
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Em assembleia realizada na manhã deste sábado, 22, na sede do Sindicato dos Mineiros, em Siderópolis, a classe decidiu entrar em greve a partir da meia noite de segunda-feira, 24. 

Os mineiros lutam por uma adequação salarial e também no plano previdenciário. A pedido é que seja mantido na conveção coletiva os direitos de aposentadoria retirados na aprovação da reforma da previdência.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma e Região, Djonatan Elias, o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC) avançou minimamente na proposta apresentada, que não foi aprovada pela classe.

"A gente quer negociar. Tudo isso está sendo feito para que as empresas nos chame para conversar e chegar num senso comum, que seja bom para todo mundo. Para que possamos lutar para manter todo o setor de pé", afirmou Elias.

Através de sorteio, foram definidos quais empresas terão os trabalhos paralisados temporáriamente. A primeira empresa a parar será a Carbonífera Metropolitana, na primeira hora da segunda-feira. Ao longo das próximas duas semanas também irão entrar em greve os funcionários da Rio Deserto, Carbonífera Belluno, Catarinense, Siderópolis e Gabriela Mineiração. 

Confira as datas de paralisação de cada empresa:

Carbonífera Metropolitana: 24, 25 e 26 de fevereiro;
Carbonífera Rio Deserto: 26, 27 e 28 de fevereiro;
Gabriella Mineiração: 26, 27 e 28 de fevereiro;
Carbonífera Belluno: 2, 3 e 4 de março;
Carbonífera Catarinense: 4, 5 e 6 de março;
Carbonífera Siderópolis: 4, 5 e 6 de março.