Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maracajá recolhe quatro toneladas de lixo eletrônico

Iniciativa do IMA tem o propósito de conscientizar a população sobre o descarte adequado de materiais
Por Redação Maracajá, SC, 26/09/2023 - 21:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Maracajá está ativamente envolvido no programa "Penso, Logo Destino", uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com o propósito de conscientizar a população sobre o descarte adequado de materiais recicláveis. Uma das facetas desse programa é o correto descarte de lixo eletrônico.

Nesta terça-feira (26), ocorreu o recolhimento do lixo eletrônico acumulado nos últimos meses no Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela. Essa operação foi coordenada pela bióloga Gisele Dal Pont, que também coordena o programa no município, e contou com a presença do responsável pelo centro de triagem, Clésio Zadroski, e do técnico e coordenador regional do IMA do programa, Marcos Fravo.

O material coletado incluiu baterias, pilhas, peças de computadores (como monitores, processadores, CPUs, teclados e mouses), ventiladores, ferros de passar, ar-condicionado, controles remotos, celulares, eletrodomésticos, e outros itens. Ao todo, foram recolhidas cerca de quatro toneladas de lixo eletrônico, que foram encaminhadas para o descarte apropriado.

Gisele Dal Pont destacou a importância da coleta desse tipo de material, ressaltando que produtos eletrônicos contêm substâncias tóxicas que podem prejudicar o meio ambiente e a saúde pública. Ela também explicou a diferença entre a coleta de materiais eletrônicos e a coleta seletiva diária feita pelo caminhão do município, enfatizando que a logística reversa trata de materiais contaminados, especialmente por metais pesados, que requerem uma abordagem especial devido à sua natureza poluente.

Lâmpadas

Além do lixo eletrônico, a Administração promove a campanha de recolhimento de lâmpadas usadas, pois o descarte inadequado delas pode gerar problemas ambientais e de saúde. Aproximadamente 1000 lâmpadas foram encaminhadas para a destinação correta. Algumas dessas lâmpadas contêm mercúrio em sua composição, tornando crucial o descarte apropriado para evitar contaminação do solo e da água.

Programa

O Programa Penso, Logo Destino, lançado pelo Governo do Estado por meio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), visa conscientizar a sociedade sobre a correta disposição dos resíduos sólidos. Essa iniciativa envolve a participação ativa das administrações municipais, órgãos governamentais, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando o avanço da Logística Reversa no estado e a união de esforços para promover práticas ambientalmente sustentáveis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito