Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mampituba completa 99 anos de muitas lutas e conquistas

Baile do Colibri, com show de Vitor Kley, marca o aniversário do clube
Por Redação Criciúma, SC, 18/05/2023 - 10:21 Atualizado em 18/05/2023 - 10:32
Foto: Lucas Colombo/Mampituba
Foto: Lucas Colombo/Mampituba

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com uma grande história de lutas e conquistas, um dos melhores clubes do Brasil, a Sociedade Recreativa Mampituba, chega aos 99 anos de fundação nesta quinta-feira (18). Foi em 18 de maio de 1924 que um grupo de 52 pessoas lideradas pelo jovem Abílio Paulo, fundaram o Mampituba Foot Ball Club, pioneiro no futebol do Sul catarinense.

O nome foi uma homenagem ao Rio Mampituba que divide Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos o time de futebol deixou de existir e o Mampituba virou um clube social. A diretoria promovia grandes e tradicionais festas que ganharam destaque em todo o estado, como bailes de gala e o carnaval. A sede inicial ficava localizada na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

"São 99 anos de muitas histórias com famílias que construíram e ainda constroem o nosso clube. A família Mampituba sempre foi muito unida desde o início liderado pelo abnegado Abílio Paulo até os dias atuais. Hoje somos um dos maiores clubes do Brasil com cerca de 2.200 sócios patrimoniais e 10 mil associados no total. Estando entre os Top 100 dos Clubes Brasileiros. No ano passado recebemos o selo ouro da Fenaclubes, ficando entre os dez melhores do Brasil", destaca o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.

Na década de 1970 foi iniciada as obras na sede Campestre do clube, na Rodovia SC-108. Fato que marcou um novo momento para o Mampituba. A construção, nos cerca de 50 hectares de terra, foi iniciada e projetada pelo arquiteto e presidente do clube na época, Fernando Jorge da Cunha Carneiro.

O espaço hoje conta com o Salão Social Abílio Paulo e mais sete salões. Conta, ainda, com 50 churrasqueiras; quatro campos de futebol e um de showbol; 15 quadras de beach tennis, sendo quatro cobertas; canchas de bocha e uma academia das mais modernas do país. Bem como uma das melhores estruturas de sinuca do Brasil que receberá neste ano o Campeonato Brasileiro pela terceira vez consecutiva. O salão fica localizado no Complexo Estético e Esportivo Édio Nagel, onde, também, ocorrem os atendimentos com nutricionista, fisio dermato, pilates, fisioterapia, entre outros.

Está iniciando no clube, também, uma nova modalidade para o Sul catarinense: o Golfe. "Onde a cada dia novos adeptos vem a praticar essa nova modalidade com orientação de um instrutor especializado", explica o presidente.

Na sede Campestre, o clube ainda dispõe de um Complexo Aquático com sauna masculina e sauna feminina, piscina infantil, de hidroginástica e uma piscina semiolímpica. Bem como um complexo externo com piscina infantil e adulta e dois toboáguas.

Além disso, tem uma das melhores e maiores estruturas de tênis do Brasil com 15 quadras, sendo uma quadra rápida e tendo seis quadras cobertas de saibro. Por isso, o clube sediou uma etapa da Copa Davis em 2019. O Mampituba ainda foi sede, neste ano, pela oitava vez consecutiva do Banana Bowl, um dos maiores torneios infanto-juvenis de tênis do mundo que reuniu atletas de mais de 30 países.

"Temos muito orgulho de toda nossa infraestrutura que impressiona. Porém mais que isso, temos orgulho de tantas e tantas famílias que aqui tem a sua segunda casa. Que cresceram no clube e fazem o Mampituba ser o que é. Sem nossos associados e a dedicação dos nossos colaboradores, sem esse amor que todos compartilhamos por esse clube, nada disso seria possível", destaca Larciney.

Além da sede Campestre, o Mampituba possui o NS Mampituba Lounge que fica localizado no Nações Shopping. Um espaço para os associados marcarem reuniões de trabalho, desfrutarem de um momento de descanso e um braço do clube no Shopping com atendimento de secretaria. Bem como a sede Praia, em Balneário Rincão, onde os associados podem desfrutar de sauna, sinuca, bocha, beach tennis, salão social, restaurante, entre outros.

Representando o Sul em competições nacionais e internacionais

Desde 2017, o Mampituba realiza um projeto de formação de atletas olímpicos e paralímpicos. São sete equipes de rendimento no basquete feminino, vôlei feminino, tênis, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação e triathlon. O projeto envolve cerca de 800 atletas.

"É um orgulho para nós representarmos Criciúma e todo o Sul catarinense nas mais diversas competições a nível nacional e até internacional. São muitas as conquistas de nossos atletas em cada modalidade e isso nos deixa muito felizes. Muito mais do que atletas, queremos formar pessoas de bem e que sigam fazendo parte da família Mampituba", comenta Larciney.

O projeto de formação de atletas é realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Vigilância Radar, Unesc, Levve Ortopedia, SATC, entre outros. O vôlei feminino possui, também, o auxílio do Ministério dos Esportes do Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

Em 2021, o Mampituba recebeu do CBC o prêmio nacional de formador de atletas no tênis de mesa, desbancando clubes tradicionais na modalidade. No mesmo ano, o clube teve pela primeira vez na história representantes nas Olimpíadas - com a velocista do atletismo, Ana Cláudia Lemos - e Paralímpiadas de Tóquio - com o técnico da equipe de tênis de mesa, Alexandre Ghizi.

Comenda Colibri marca o aniversário do clube

A grande festa de comemoração do aniversário de 99 anos do Mampituba ocorre neste sábado (20), a partir das 20h, com a Comenda Colibri. Nesta edição, a festa contará com o Show Nacional de Vitor Kley. Além do Show, os participantes poderão desfrutar de um delicioso jantar preparado pelo Restaurante Siso's e da apresentação de Teto Fernandez.

"Queremos oferecer o melhor possível para aqueles que gostam de uma boa festa. Temos muitas surpresas preparadas para quem irá festejar conosco os 99 anos do Mampituba", convida o vice-presidente do Mampituba, Volnei João Estevam.

Os ingressos estão à venda no NS Mampituba Lounge, no Nações Shopping, na secretaria da Sede Campestre do Mampituba e online através do site Topedindo ingressos. Esta edição da Comenda Colibri conta com uma parceria entre o Mampituba e Rádio Som Maior, responsável pela organização do evento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito