Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 300 atendimentos de auriculoterapia em Morro da Fumaça

Rede de Saúde do Município conta com duas profissionais para atender os pacientes da especialidade
Por Redação Morro da Fumaça, SC, 13/08/2019 - 19:33 Atualizado em 13/08/2019 - 19:36
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na busca por auxílio ao tratamento contra dores nas costas, crise de ansiedade e pressão alta, o médico que atende Alcinéia Sartor a encaminhou para a auriculoterapia. Realizando uma sessão por semana, há dois meses, ela diz já se sentir melhor. "Já melhorei bastante. Me surpreendi com os resultados", destaca.

O tratamento feito por Alcinéia é na Unidade de Saúde Central de Morro da Fumaça, totalmente gratuito. "Facilita muito ter aqui. Se tivesse que pagar, eu dificilmente faria", completa.

Técnica milenar, a auriculoterapia faz parte da acupuntura e vem da medicina tradicional chinesa e tem o objetivo de tratar disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos do pavilhão auricular. Em Morro da Fumaça, duas profissionais prestam o atendimento na Rede Municipal de Saúde, sendo uma na Unidade de Saúde Central e outra no distrito de Estação Cocal. Somente em 2019, foram prestados 336 atendimentos. A Fisioterapeuta com especialização em Acupuntura, que atende em torno de 12 pacientes por semana, Juliana Martignago Dagostin, enfatiza que a auriculoterapia é um tratamento auxiliar. "O paciente não pode deixar de realizar os outros tratamentos. Em muitos casos a auriculoterapia funciona de tal forma que ajuda a eliminar algum medicamento", enfatiza.

Arveir Machado Scremin passou a frequentar as sessões há três semanas. Com fibromialgia, ela é outra que comemora os resultados obtidos. "Já sinto a melhora. Nunca tinha feito e estou surpresa com os resultados", ressalta.

Em Estação Cocal, o trabalho é realizado pela fisioterapeuta Juliana Cardoso Rodrigues, capacitada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do programa das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). "Nos pacientes atendidos em Estação Cocal, a auriculoterapia vêm trazendo resultados importantes no alívio de diferentes dores corporais, harmonia em determinados estados emocionais e equilíbrio em específicos casos da saúde mental", comenta Juliana, acrescentando que a técnica não tem contraindicações. "Gestantes, crianças e idosos podem aplicá-la com segurança por se tratar de um método não invasivo e com pouquíssimos efeitos colaterais", explica.

Os atendimentos de auticuloterapia acontecem sempre às quintas-feiras, sendo de manhã no centro da cidade e à tarde em Estação Cocal.

Série de atendimentos

A auriculoterapia está entre os vários atendimentos diferenciados oferecidos pela Rede Municipal de Saúde. São muitas as especialidades, que incluem ainda a acupuntura, hidroterapia, equoterapia, entre outras. "Há um grande leque de especialidades disponibilizadas aos fumacenses, o que faz de Morro da Fumaça uma das cidades da região que mais oferece atendimentos diferenciados. Isso é reflexo da nossa preocupação com a saúde da comunidade e do investimento constante em saúde", fala o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Além dos 336 atendimentos em auriculoterapia, de janeiro a julho de 2019, foram prestados 314 de hidroterapia, 93 de equoterapia e 295 de acupuntura. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito