Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 15,5 mil estudantes retornam às salas de aula na Unesc neste segundo semestre

Universidade que completou 55 anos em 2023 preparou atividades de recepção e acolhimento para os estudantes
Por Redação Criciúma, SC, 30/07/2023 - 19:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O segundo semestre letivo na Unesc começa com empolgação e expectativa, a partir de segunda-feira (31/07). Mais de 15,5 mil alunos estão prontos para retomar suas atividades presenciais nos cursos de Graduação e pós-graduação, bem como no Ensino a Distância (Ead) e no Colégio. Para completar a boa notícia, as matrículas continuam abertas para uma diversificada oferta de cursos.

De acordo com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse semestre está repleto de oportunidades e promete ser ainda mais vibrante. "Durante o período de recesso, todas as atividades continuaram sendo cuidadosamente preparadas, visando não apenas a estruturação do campus, mas também a formação permanente dos professores, ajustes acadêmicos para aprimorar a formação curricular pedagógica e o planejamento geral da Instituição", diz ela.

Conforme Luciane, esta é mais uma oportunidade para receber com alegria e dedicação aqueles que dão sentido à Universidade. "Trabalhamos incansavelmente todos os dias por algo que nos representa muito: a educação. Cada detalhe do espaço e das estratégias para o semestre é preparado para acolhê-los da melhor forma possível. São eles que conferem vida ao campus e é para eles que direcionamos nossas atenções em busca de dias melhores", enfatiza a reitora.

"A Universidade é um conjunto de possibilidades e projetos acadêmicos. É a formação acadêmica por meio do Ensino e uma Extensão pujante. Temos grandes projetos planejados para este segundo semestre, além, é claro, das atividades de Pesquisa e Inovação dentro e fora do campus. Estamos ampliando muitos espaços e estreitando a relação com o setor produtivo com laboratórios de empresas instalados aqui dentro", destaca a reitora.

Preparando acadêmicos para um mundo em constante transformação

Luciane lembrou ainda da Graduação Multi, que está proporcionando um ensino integrado, sendo impulsionada por experiências práticas e uma estrutura única que somente a Universidade oferece. Essa metodologia foi implementada de forma simultânea em todas as primeiras e segundas fases dos cursos de graduação em 2022 e desde então tem rendendo ótimos frutos.

A abordagem da Graduação Multi visa preparar os acadêmicos não apenas com conhecimentos teóricos, mas também com habilidades práticas e competências transversais que são essenciais para o sucesso em um mundo em constante mudança e desafiador.

Com essa visão educacional, segundo a reitora, a Universidade reafirma o compromisso em oferecer uma formação de excelência, desenvolvendo profissionais preparados para enfrentar os desafios da sociedade e contribuir positivamente para o avanço do conhecimento e o progresso da comunidade em geral.

Para a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acadêmica do curso de Enfermagem, Gabriela Minhos, é motivo de grande orgulho receber calouros e veteranos em um ambiente tão acolhedor, preparado com dedicação pela Universidade.

"Nos sentimos verdadeiramente privilegiados por estarmos em uma Instituição que valoriza tanto os detalhes. Esse é um dia de imensa alegria, pois podemos recepcionar nossos colegas para mais um semestre repleto de compartilhamentos e aprendizados", destaca Gabriela.

A todo vapor

As obras na Clínica de Medicina seguem em ritmo acelerado. Serão mais de três mil metros quadrados de área construída, abrangendo novos blocos, pavimentos e modernas instalações. Essa expansão está destinada a fortalecer os serviços de saúde e trazer benefícios não apenas para a comunidade interna da Instituição, mas para toda a região.

Serão adicionados 17 novos consultórios e seis salas de estudo, proporcionando um espaço amplo e adequado para o Ensino e a Pesquisa na área da saúde. O projeto, concebido também contempla a instalação de um Centro de Pequenas Cirurgias e um Laboratório de Análises Clínicas, agregando ainda mais recursos para aprimorar a qualidade do atendimento oferecido à população.

Farmácia Escola

Com o objetivo de proporcionar um ambiente ainda mais adequado e acolhedor para os pacientes, a Farmácia Escola Unesc/Prefeitura Municipal de Criciúma (PMC) está realizando investimentos para a melhoria das instalações. Essa reforma visa aprimorar o atendimento e elevar a qualidade dos serviços prestados aos usuários, proporcionando uma experiência ainda mais satisfatória. Para a realização das obras, o espaço estará temporariamente fechado até o dia 4 de agosto. A reabertura está prevista para o dia 7 de agosto. 

Colégio Unesc também conta com melhorias para acolher os alunos

Os cerca de 600 estudantes do Colégio Unesc também estão prontos para iniciar o segundo semestre letivo na próxima segunda-feira (31/07). Durante o período de recesso, conforme a diretora da Instituição, Marcela Gava, foram realizadas melhorias na estrutura escolar e capacitação dos profissionais por meio de Formações Pedagógicas. 

O Colégio, segundo ela, desempenha um papel fundamental na vida dos estudantes, não apenas pelo aprendizado, mas também pelo convívio social e a ampliação da bagagem cultural e social. "O início do segundo semestre traz consigo muitos projetos desafiadores, que oferecerão aos alunos instrumentos para se conectarem nas diferentes áreas formativas em todos os segmentos de ensino", menciona.

"Tudo foi preparado para recebê-los da melhor maneira possível, reafirmando o compromisso em fornecer educação de qualidade com a experiência de uma Universidade", reforça Marcela.

Portas abertas para a transformação
Os interessados em ingressar já neste segundo semestre devem agilizar e garantir a vaga no curso escolhido. As aulas iniciam já na próxima segunda-feira (31/07) e as matrículas estão abertas em reta final.

O aviso para quem está na expectativa pelas bolsas do projeto Universidade Gratuita é para que não deixe de garantir a matrícula, já que, ao se inscrever no projeto do governo do estado, será necessário já estar matriculado em um dos cursos das instituições participantes.

Informações sobre as formas de ingresso podem ser obtidas pelo Whatsapp (48) 99915 0433. A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira. Os interessados pelas formas de matrícula da pós-graduação podem entrar em contato com o setor por meio do telefone (48) 3431-2626, contato também via Whatsapp.

Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito