Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Momento Longevidade

Mais bem-estar e qualidade de vida: Nova Belluno promove gincana com os residentes

Sabendo dos benefícios das atividades físicas e cognitivas, criamos um gincana especial
Por Redação Criciúma, SC, 26/11/2021 - 14:39 Atualizado em 26/11/2021 - 14:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Novembro está chegando ao fim, mas vale relembrar a gincana feita internamente com os idosos e colaboradores do Nova Belluno. Sabendo dos benefícios das atividades físicas e cognitivas, criamos um gincana especial de interação entre os residentes.
Para entender melhor sobre o assunto, separamos algumas informações sobre o que foi feito e qual a importância dessas atividades para nossos residentes. Ficou curioso? Confira na sequência!

Como as atividades físicas melhoram a cognição?
Mexer o corpo faz bem para a saúde. Desde a infância até tornar-se idoso, é importante manter uma rotina ativa, incluindo exercícios ao longo da semana. Os efeitos são bem conhecidos: controle de peso, mais bem-estar, menores riscos de doenças cardiovasculares, entre outros.
Além disso, jogar bola e outras atividades podem ser positivos para a cognição. Através da desencadeação do aumento de substâncias que participam do crescimento neuronal, a memória e controle dos impulsos são trabalhados, melhorando o desempenho do cérebro e reduzindo os riscos de doenças como a de Alzheimer.

Qual a relação entre as atividades físicas e cognitivas nos idosos?
O envelhecimento está relacionado à perda de algumas funções cognitivas. Esse processo é individual, mas pode ser retardado ou mesmo nem existir, a depender de como o idoso se comporta antes e durante essa fase.
É por isso que as atividades físicas e cognitivas, individuais e grupais, ajudam a envelhecer com saúde, autonomia e envolvimento ativo com a vida, a família, os amigos e o lazer. Sem mencionar que podem prevenir problemas frequentes que acompanham o processo de envelhecimento.
Idosos que praticam exercícios físicos e mentais regularmente apresentam menos casos depressivos, principalmente quando realizados em grupo com idade ou condições semelhantes, onde ocorre grande socialização e surgem novos interesses e amizades.
Ainda, mesmo se a prática for iniciada em uma fase tardia da vida, apresenta efeito favorável sobre o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e fraturas, que são tão temidas nessa idade.

Como o Nova Belluno adotou essas práticas?
Há poucos dias finalizamos a 3ª edição da Gincana Nova Belluno. Realizamos diversas atividades internas para alinhar corpo e mente, com objetivo de estimular os residentes e promover a integração entre eles e os funcionários. E claro, como resultado, houve entretenimento e bem-estar a todos.
Para isso, foram criadas equipes para interagir entre si ao jogar futebol e basquete, fazer teatro, tocar instrumentos, empilhar blocos e muitas outras atividades divertidas, conforme as limitações de cada participante, sempre com ajuda lado a lado dos colaboradores.
Dessa forma, criamos uma nova perspectiva sobre o envelhecimento, promovendo socialização, melhorando a concentração, memória, raciocínio e o aprendizado motor a longo prazo.
Quer que seu ente querido comece a se movimentar mais? O Nova Belluno está à disposição para acolhê-lo e engajar ele em todas nossas atividades diárias, sempre buscando qualidade de vida. Entre em contato e saiba mais!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito