Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maior evento acadêmico da Unesc, Semana de Ciência e Tecnologia inicia nesta segunda-feira

Evento reúne gama de ações ao longo de cinco dias de atividades virtuais
Por Redação Criciúma, SC, 25/10/2020 - 19:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 11ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, maior evento acadêmico da Instituição, está prestes a começar. De forma virtual, o evento reunirá, ao longo desta semana, não só acadêmicos e professores da Unesc, mas estudantes, pesquisadores e docentes de outras instituições de ensino, profissionais de diversas áreas, empresários, empreendedores e a comunidade em geral em torno da temática "Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira".

Durante os cinco dias de evento, a SCT contará com apresentação de trabalhos de maneira oral ou em pôsteres, palestras, oficinas e minicursos abertos para toda a comunidade. A programação será aberta na noite de segunda-feira (26/10) com a palestra de Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva sobre a temática "Os futuros do futuro do trabalho: qual o papel da Inteligência Artificial nessa jornada?" a partir das 19h.

Os dias de atividades da SCT contarão ainda com o 20º Seminário de Iniciação Científica; o 12º Salão de Extensão; o 10º Salão de Ensino; o 6º Salão de Pós-Graduação; a 7ª Feira de Inovação; o 7º Talento Cultural; a 6ª Feira de Ciências; o 5º Unesc Innovation Bootcamp; o 5º Workshop de Arqueologia; o 3º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia e a Jornada Empreendedora.

Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, toda essa gama de ações preparada com carinho pela Universidade pode ser conferida não só por estudantes da Universidade, mas por alunos de escolas de toda a região e pela comunidade em geral. "É uma grande oportunidade para que todas as pessoas possam ter contato com o universo da pesquisa de forma prática, percebendo que ele está muito mais perto do nosso dia a dia do que a maioria imagina", destaca.

De acordo com a coordenadora geral da SCT, Merisandra Cortes de Mattos, estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento podem conferir a programação e encontrar as temáticas que mais se encaixem com a sua realidade. "São assuntos voltados a diferentes áreas e que certamente terão muito a contribuir com todos os participantes. Será mais uma oportunidade excelente de aprendizado oferecida pela Universidade para toda a comunidade", completa.

Conforme Oscar, a expectativa é de que na edição de 2020 a Semana de Ciência e Tecnologia receba ainda mais participantes se comparado ao último ano. "Temos percebido uma procura bem significativa e acreditamos que iremos ultrapassar o número de inscritos do ano passado. A virtualidade neste caso irá contribuir para a participação de pessoas que não teriam a possibilidade logística de estar no campus caso os encontros fossem presenciais", comenta.

As inscrições (https://www.even3.com.br/evento/login?evento=sct2020&ReturnUrl=%2fparticipante%2fsessions%2f) para as atividades continuam abertas pelo site http://sct2020.unesc.net/, página na qual é possível também conferir a programação completa.

A Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pela Unesc com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Confira algumas das principais atividades da semana:

Segunda-feira (26/10)

19h - "Os futuros do futuro do trabalho: qual o papel da Inteligência Artificial nessa jornada?"

 

Terça-feira (27/10):

14h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Educação Patrimonial: Pré-história através da experimentação.

14h - 3º CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA – PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: Inteligência Artificial X Animais Peçonhentos

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: Potencial criativo

19h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Promoção do patrimônio histórico cultural por meio da Gamificação

 

Quarta-feira (28/10):

14h - V WORKSHOP DE ARQUEOLOGIA - Os Povos Indígenas La klano Xokleng e Guarani: 1) Mõg be, bebida tradicional do povo Laklãnõ; 2) O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: Kaoslearning: repensando a educação remotamente

19h - 3° CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA: Qual a nova bioinspiração da Inteligência Artificial?

20h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Comunicação digital e vendas online

 

Quinta-feira (29/10):

13h30 - BOOTCAMP: Unesc Innovation Bootcamp

18h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Tríplice Hélice da Inovação na Unesc Araranguá

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: A universidade como protagonista da criação da cultura empreendedora

19h - FEIRA DA INOVAÇÃO: Innovation Lab (Mixed, Virtual and Augmentesd Reality)

19h - BOOTCAMP: Unesc Innovation Bootcamp

20h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: O que é essa tal de inovação aberta?

20h30 - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Empreendedorismo estudantil e protagonismo - formando lideranças

 

Sexta-feira (30/10):

10h - FEIRA DA INOVAÇÃO: Innovation Lab (Mixed, Virtual and Augmentesd Reality)

14h - 3º CICLO DE PALESTRAS DO MUSEU DE ZOOLOGIA – PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS: Inteligência Artificial X Animais Peçonhentos

19h - JORNADA EMPREENDEDORA: "Estratégia empreendedora para recuperar negócios em tempos de crise"

19h - VII FEIRA DA INOVAÇÃO: Sessão de Pitches

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito