Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lojistas de shopping registram R$ 27 bilhões em prejuízos

Pesquisa apontou queda superior à metade do faturamento para 93% dos lojistas
Por Redação São Paulo, SP, 11/05/2020 - 12:47
Presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun / Divulgação
Presidente da ALSHOP, Nabil Sahyoun / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os lojistas de shopping em todo o país que tiveram seus estabelecimentos fechados e registram prejuízo estimado em R$ 27 bilhões. Os dados ainda não estão consolidados mas refletem os danos ao setor do comércio atingido pela pandemia. 

Pesquisa realizada pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), apontou que 93% dos lojistas já registraram queda superior a metade do faturamento. Atualmente, só 81 dos 577 shoppings do país estão abertos em mais de 50 municípios. No total o setor de shopping center emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas em pouco mais de 105 mil lojas. 

"O setor do comércio olhando especialmente para os lojistas de shopping, não terá condições de sobreviver a mais um mês de fechamento das lojas. Só pedimos a igualdade de condições como já estabelecido com o setor de supermercados e farmácias por dois motivos: os centros de compra são ambientes controlados, amplos com mais de 100 mil metros quadrados cada e limpos, e temos consciência de que adoção de rígidos protocolos de segurança permitem uma flexibilização. Há estabelecimentos que vão fechar as portas definitivamente na próxima semana sem esse diálogo ou, no mínimo, um plano de reabertura gradual", alerta Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

Na pesquisa feita com associados, mais da metade (52%) afirmou que irá depender da negociação com donos de shopping e a liberação de financiamento para não fechar as portas, enquanto 15% afirmou que irá fechar lojas ao longo deste ano. Entre os lojistas 79% afirmam terem encontrado dificuldade para obter crédito no mercado.

A entidade usa como referência o PolloShop de Curitiba, que fechará definitivamente as portas neste mês de maio. No empreendimento estão 220 lojas que empregam cerca de 2 mil pessoas.

Em Criciúma os shoppings Nações, Criciúma e Della estão funcionando, porém sem dados locais consolidados sobre perdas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito