Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Livro reforça internacionalização na Unesc

Publicação lançada foi produzida em parceria entre profissionais da Unesc e da Universidade de Santiago de Compostela
Por Redação Criciúma, SC, 22/05/2019 - 21:58
Divulgação
Divulgação

O segundo dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, evento do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, contou com o lançamento oficial do livro "Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios". Organizado em parceria entre os professores Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o livro representa mais um passo no trabalho em prol da internacionalização da Universidade.

A publicação, concretizada por meio do Protocolo de Cooperação Internacional entre as Universidades, conta com dez capítulos de 22 docentes pesquisadores, 11 brasileiros, 9 espanhóis e duas argentinas. O conteúdo é dividido em três temáticas principais: "Fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos atinentes a processos educativos; Educação, Identidade e Interculturalidade e Formação, gestão e avaliação de/em processos educacionais.

De acordo com Miguel Anxo Santos Rego, o momento é especial para agradecer o colega Antônio pelo convite e incentivo para publicarem o livro e pela forma calorosa como o Brasil e a Unesc o recebem mais uma vez. "Além disso, agradeço a todos que prestigiaram o lançamento. Ter uma sala praticamente cheia para o lançamento de um livro não é algo muito comum nos nossos países da Europa. Fico muito feliz em ver como aqui existem eventos desse tipo que reúnem estudantes, colegas, pessoas e mesmo aqueles de fora da Universidade. Isso é muito gratificante", salientou.

Para Antônio Serafim Pereira, o livro que é fruto de partilha e solidariedade interna que fez com que o grupo se tornasse maior. "Essa publicação nos fez evoluir de forma individual e coletiva. Nós precisamos fazer com que obras compartilhadas dessa natureza sejam colocadas em prática em mais oportunidades. É um exercício que não podemos perder de vista", destacou também.

Conforme o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola, esta data marca a consolidação da política de internacionalização, elencada como uma das prioridades do Programa e da Universidade. "Além disso, nosso objetivo também é conquistar a Espanha. Desta vez com outras armas. Por meio da lógica do diálogo, por livros, por partilhar ideias comuns e, através dessas nossas interações, contribuir para construir um mundo melhor com mais paz respeito democracia e solidariedade", acrescentou de forma descontraída.

O Seminário conta com três eixos de pesquisa: "Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos", "Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação" e "Linguagem e Memória" e segue até esta quinta-feira (23/5).

Confira o nome dos docentes que colaboraram com a publicação:

 

Agustín Godás Otero
Alex Sander da Silva
Alexandre Sotelino Losada
André Cechinel
Angela Cristina Di Palma Back
Antonio Serafim Pereira
Carlos Renato Carola
Christian Muleka Mwewa
Francisco Xabier Cernadas Ríos
Gabriela Dolores Míguez Salina
Gladir da Silva Cabral
Graziela Fátima Giacomazzo
Janine Moreira
José Eugenio Rodríguez Fernández
Julia María Crespo Comesaña
Leticia López-Castro
Lidia Marta Fernández
María Alicia Villagra
Miguel Anxo Santos Rego
Paula Outón Oviedo
Rafael Rodrigo Mueller
Ricardo Luiz de Bittencourt