Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ligações de esgoto irregulares serão mapeadas no Rio Criciúma

Administração Municipal iniciou os trâmites para contratar uma empresa especializada com o objetivo de executar os serviços
Por Redação Criciúma - SC, 16/02/2020 - 22:22
Foto: Jhulian Pereira / Decom Criciúma
Foto: Jhulian Pereira / Decom Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As ligações de esgoto irregulares que chegam ao Rio Criciúma serão mapeadas pela Administração Municipal. De acordo com o gestor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma, Luiz Selva, o Poder Executivo iniciou os trâmites para contratar uma empresa especializada para diagnóstico por imagem com o objetivo de executar os serviços. A iniciativa visa eliminar efluentes e preservar as águas do Rio Criciúma.

A fiscalização no Rio Criciúma será realizada no percurso entre o edifício Millenium Saúde Center e a rua Araranguá, na esquina com a rua Vitório Serafim, na região central de Criciúma. “Serão inspecionados 1,7 quilômetro no Rio Criciúma e no Canal Auxiliar do Rio Criciúma. Cada contribuição de esgoto será localizada e identificada com uma numeração que será apresentada em um cadastro final do trabalho realizado. Depois, os proprietários de imóveis com ligações irregulares serão notificados e vamos estabelecer um prazo para eles regularizarem as residências, ligando-as à rede coletora”, explica Selva.

A empresa responsável registrará as conexões de esgoto clandestinas por imagem e entregará, ao final dos trabalhos, à equipe da Prefeitura de Criciúma. “O Rio Criciúma tem chances de voltar a viver. Hoje, há um grande Canal Auxiliar, que melhora o escoamento das águas, e a rede de esgotamento sanitário já foi implantada. Manter as águas limpas depende de todos”, conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Diagnóstico socioambiental

O Rio Criciúma, que nasce nos bairros Cruzeiro do Sul e Mina Brasil e finaliza na confluência com o Rio Sangão, possui um diagnóstico socioambiental aprovado em dezembro de 2019, através da lei municipal n° 7.604. O diagnóstico segue um parecer técnico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), analisou informações socioeconômicas, ambientais e jurídicas das margens do leito principal do Rio Criciúma e redefiniu a faixa de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a faixa de área sanitária do Rio Criciúma.

O Rio Criciúma também recebe projetos da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) que visam despoluir as águas. Nas últimas semanas, moradores do bairro Santa Bárbara registraram a presença de peixes no curso de água.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito