Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Líderes mundiais se reunem para celebrar centenário do fim da 1ª Guerra Mundial

Por Redação Criciúma, 16/11/2018 - 18:48 Atualizado em 27/11/2018 - 13:49

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os 100 anos do armistício da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi lembrado no dia 11 de novembro de 2018 (domingo), com uma celebração realizada no Arco do Triunfo, em Paris, França. A solenidade reuniu mais de 70 chefes de estado e de governo, que foram recepcionados pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Durante seu discurso, Macron defendeu o "legado de paz" deixado no final da Primeira Guerra  e enfatizou a importância da união internacional contra a ignorância, a fome, o aquecimento global e o "obscurantismo contemporâneo". "A lição da Grande Guerra não pode ser a de rancor de um povo contra outro”. “O patriotismo é exatamente o contrário do nacionalismo e do egoísmo. Somemos nossas esperanças no lugar de colocarmos nosso medo uns aos outros", disse o governante.

Estavam presentes na cerimônia o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker; a premiê alemã, Angela Merkel; o presidente russo, Vladimir Putin e o norte-americano, Donald Trump; o rei da Espanha, Filipe VI e o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez; entre outros. Cerca de 10 mil agentes de segurança foram mobilizados em Paris durante a cerimônia.

Na data, o papa Francisco também fez referência ao armistício da Primeira Guerra Mundial em missa celebrada no Vaticano, afirmando que o episódio faz uma "severa chamada a rejeitar a cultura de guerra e a buscar todos os meios legítimos para pôr fim a conflitos".

O encerramento oficial da Primeira Guerra Mundial, no dia 11 de novembro de 1918, aconteceu depois de uma série de derrotas dos alemães, que tiveram que concordar com um armistício após o Império Austro-Húngaro, parceiro na Tríplice Aliança, fazer o mesmo. Assim ficou garantida a vitória dos Aliados – representados principalmente pela França e pelo Império Britânico. O conflito foi responsável por uma grande mudança no cenário econômico da Alemanha, o que colaborou para o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito