Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Papa Leão XIV nomeia Milton Zonta bispo coadjutor de Criciúma

Monsenhor auxiliará Dom Jacinto Flach na transição episcopal

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 30/12/2025 - 08:43 Atualizado há 12 segundos
Monsenhor auxiliará Dom Jacinto Flach na transição episcopal/ Foto: Reprodução Redes Sociais
Monsenhor auxiliará Dom Jacinto Flach na transição episcopal/ Foto: Reprodução Redes Sociais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Milton Zonta, de 65 anos, como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma. Natural de Videira, no Oeste de Santa Catarina, ele irá auxiliar e, futuramente, suceder o atual bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach.

O anúncio foi divulgado, na manhã desta terça-feira (30), pelo Vaticano, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Diocese de Criciúma.

LEIA MAIS

Dom Jacinto Inácio Flach deverá deixar o cargo após completar 75 anos, em 2027, conforme determina o Código de Direito Canônico, mediante a aceitação da carta de renúncia pelo Papa. Até lá, o bispo coadjutor acompanhará a administração pastoral da diocese durante o período de transição episcopal.

De acordo com a Diocese de Criciúma, Milton Zonta será ordenado bispo no dia 21 de março de 2026. A partir de 2026, ele passará a atuar durante o período de transição. Com a nomeação, permanece como monsenhor até a ordenação episcopal.
 

Papa Leão XIV nomeia Milton Zonta bispo coadjutor de Criciúma/ Foto: Vatican News

Veja o comunicado da CNBB

Saudação da CNBB

Estimado irmão no episcopado, monsenhor Milton Zonta

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua alegria e eleva a Deus sincera ação de graças por sua nomeação como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma (SC).

Ao acolher este novo chamado do Santo Padre, a Igreja no Brasil reconhece e valoriza o testemunho de fé, a sólida formação teológica e a ampla experiência pastoral e missionária que o senhor oferece ao ministério episcopal, marcado pelo serviço generoso, pela comunhão e pela dedicação incansável à evangelização.

Confiantes na ação do Espírito Santo, a Presidência da CNBB dirige-lhe votos de um ministério fecundo e abençoado, invocando sobre sua missão as bênçãos de Deus e a materna proteção de Nossa Senhora, para que o seu serviço fortaleça a esperança e edifique o povo de Deus que lhe é confiado.

Em Cristo,

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Quem é monsenhor Milton Zonta

Religioso salvatoriano, o monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, em Videira (SC). Possui formação acadêmica com graduação em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Moema (SP) e em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL), ambas concluídas em 1983. É bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP), com conclusão em 1986, e tem especialização em Pastoral Juvenil pelo Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), de Porto Alegre (1989).

Em 1996, realizou curso intensivo sobre Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, na Colômbia.

Ingressou no Seminário Menor dos Salvatorianos em 1975 e realizou o noviciado em 1979. Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1986, em Campinas (SP), e presbítero em 17 de janeiro de 1987, em sua cidade natal, Videira.

Ao longo de quase quatro décadas de ministério, exerceu diversas funções pastorais, missionárias e de governo, entre elas: vigário paroquial em Videira, promotor vocacional provincial, missionário na diocese de Brejo dos Anapurus (MA), superior provincial dos Salvatorianos no Brasil, conselheiro geral e, posteriormente, superior geral da Sociedade do Divino Salvador (SDS), cargo que exerceu em Roma entre 2012 e 2024. Desde 2025, atua como vigário da Paróquia Imaculada Conceição, em Videira (SC).

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito