Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Lei do x-salada" será votada pela Câmara de Criciúma nesta terça-feira

O vereador Zairo Casagrande, autor do Projeto de Lei, deu entrevista sobre o assunto; ouça
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 05/12/2023 - 09:15 Atualizado em 05/12/2023 - 09:38
Foto: Daniel Lanches (Instagram)
Foto: Daniel Lanches (Instagram)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Projeto de Lei (PL) N° 102/2023 do vereador Zairo Casagrande que declara o x-salada criciumense como patrimônio cultural imaterial de Criciúma vai à votação na Câmara Municipal nesta terça-feira (5). O parlamentar esteve no programa Adelor Lessa para falar sobre o assunto.

“Eu acredito que a receita de Criciúma é o que torna ele um bem imaterial, você não pega isso, é um conhecimento deles. Foi uma ideia da juventude do PDT, do Luiz Otávio, fomos pesquisar para ver se caberia ter esse destaque em Criciúma, esse modo de fazer é o que possibilita ser um bem imaterial”, explica o vereador.

Segundo o requerimento, mais de 50 lanchonetes trabalham no município oferecendo o “x-salada Criciumense” em sua receita típica, sendo que um dos estabelecimentos existe desde 1995.

Conforme Cleber Magaldi, proprietário do Pães Magaldi, a forma que é montado o lanche é diferente de outras regiões. “O pão de x-salada que conhecemos na região, não se expande em regiões mais distantes da cidade, algumas cidades como Tubarão e Imbituba usam o pão, mas o motivo é por conta de Criciúma, surgiu aqui”, diz o proprietário.

O vereador destacou a resiliência dos empreendedores locais nas lanchonetes. “Você competir com as marcas que estão chegando em Criciúma, manter um negócio há 30 anos tem que ter um olhar diferente”, comentou. 

Escute a entrevista completa:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito