Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lauro Müller vai triplicar coleta de lixo até o final do mês

Capacidade passa de 7m³ para 22m³ com a instalação de mais um compactador acoplado em mais um caminhão
Por Redação Lauro Müller, SC, 05/07/2019 - 13:51
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Até o final de julho, a Administração Municipal de Lauro Müller, através da secretária de Obras e Serviços Públicos, vai triplicar a capacidade de coleta e transporte do lixo doméstico, no espaço urbano e também em todos os bairros interioranos em que o serviço é prestado. Na última quarta-feira, 3, a coleta voltou a ser feita pelo compactador de sete metros cúbicos de capacidade, adaptado em um outro caminhão. Com a compra de uma nova prensa-caçamba, o serviço será ampliado, passado para 22m³ de espaço para coleta, prensagem e transporte do resíduo.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Acione Andrade Izidoro, todos os bairros do município recebem o serviço de coleta para o lixo doméstico. “Nos aglomerados urbanos, a coleta é feita todos os dias. Nos bairros interioranos, a coleta é feita uma vez por semana. Alcançamos todos os bairros de Lauro Müller com nosso trabalho”, afirma o secretário. De acordo com Izidoro, o atual caminhão de coleta recebeu a prensa-caçamba de outro veículo. “Instalamos nesse transporte para abrir espaço para o outro equipamento, maior, com do dobro de capacidade do que estamos usando”, diz.

A capacidade atual de captação e translado do resíduo doméstico em todo o município é de sete metros cúbicos. O novo equipamento, que estará em funcionamento até o final do mês de julho, tem espaço para armazenar 15 metros cúbicos de material descartado. Isso amplia em três vezes a oferta desse serviço pela Administração Municipal. Para o prefeito Valdir Fontanella, a ampliação da coleta garante a cidade limpa, com a preservação do meio ambiente. “Esse trabalho que estamos fazendo, ampliando a oferta e capacidade da coleta de lixo, nos garante que os resíduos domésticos tenham destino correto. Isso traz benefícios para os nossos moradores, que têm uma cidade limpa. Além disso, nosso meio ambiente fica livre desse impacto nocivo”, garante o prefeito.

O caminhão que está sendo usado para a coleta de lixo estava em pouca atividade na Garagem Municipal, afirma Izidoro. O veículo passou por reforma e manutenção, incluindo a instalação da prensa-caçamba. O custo total foi de R$ 35 mil, cerca de nove vezes menos que a compra de um equipamento novo – conjunto de caminhão e prensa. “Isso é parte do nosso compromisso com os recursos de nossa prefeitura, dos impostos dos nossos habitantes. Temos o foco na economia e a aplicação justa e correta do dinheiro dos lauromüllenses”, garante Fontanella.

Educação Ambiental nas escolas

Lauro Müller é um dos poucos municípios no sul catarinenses que mantem oficinas de Educação Ambiental para as escolas do sistema municipal de ensino. O programa mostra conteúdo para alunos do primeiro ao nono ano, mostrando os impactos na natureza dos resíduos domésticos que não são tratados de forma correta.

A coleta de lixo no município também é uma das mais amplas da região, sendo feita diariamente nos aglomerados urbanos de grande densidade, como Guatá, Arizona e Barro Branco, bem como na área rural. O município também faz parte do Cirsures, com coleta seletiva. O consórcio é formado por gestões municipais da região, onde o lixo triado ou sem separação tem distinção e tratamento corretos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito