Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lacen realiza mais de 405 mil testes RT-PCR em 2020

Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal, conforme explica Darcita Buerger Rovaris, gerente de Biologia Médica do Lacen
Por Redação Florianópolis, SC, 11/01/2021 - 14:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a saúde pública devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O Laboratório Central (Lacen), que atua há 69 anos no diagnóstico laboratorial de doenças infectocontagiosas entre outras atividades, exerceu um importante papel neste contexto. A unidade realizou 405.156 testes de RT-PCR, exame coletado por meio de um swab (“cotonete”), considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Os exames são enviados ao Lacen pelas Unidades de Saúde de todo estado, principalmente de hospitais e centros de triagem. Os colaboradores do Laboratório se uniram em uma força-tarefa para processar os exames de diagnóstico da Covid-19 com agilidade e eficiência.

Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal, conforme explica Darcita Buerger Rovaris, gerente de Biologia Médica do Lacen. “Ampliamos a área de triagem das amostras e realizamos a produção e/ou distribuição de 491.129 kits de coleta que foram enviados aos municípios. Além disso, houve aquisição de equipamentos com tecnologia avançada, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Ministério da Saúde”, reforça.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito