Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Kátia Smielevski detalha obras no binário da Santos Dumont

Secretária falou ao Programa Adelor Lessa sobre a primeira etapa da obra, que contempla revitalização complexa no local
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 27/11/2019 - 08:14 Atualizado em 27/11/2019 - 14:25

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma está em obras na Avenida Centenário e agora a cidade prepara-se para uma nova etapa de máquinas nas ruas. Já está definida a empresa que fará as obras do binário da Santos Dumont, a criciumense Confer Construtora Fernandes, e a tendência é que em janeiro comece a revitalização no local.

A secretária de Obras de Criciúma Kátia Smielevski, esteve no Programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 27, e deu detalhes das obras que estão acontecendo e que vão começar no município. Na Centenário, o tempo estimado para a revitalização da avenida, que começou há cerca de duas semanas, é de 120 dias, em obras que irão da Próspera até o Pinheirinho.

"Os proprietários já estão construindo as calçadas na Centenário. Com a ajuda do MP nós estamos notificando que todos façam as calçadas com acessibilidade. O município faz a sua parte nas propriedades, também vamos fazer rampas de acessibilidades, uma segunda etapa que iniciaremos em janeiro", esclareceu Kátia.

Segundo a secretária, são 150 frentes de obras em todo o município. Sobre o binário da Santos Dumont, cujo financiamento é junto ao Fonplata, no valor de 17,5 milhões de dólares, a empresa deve iniciar os trabalhos 30 dias após a assinatura do contrato com a prefeitura. Uma outra etapa do projeto financiado pelo Fonplata deve incluir um mergulho da Centenário no cruzamento com os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina e a Santos Dumont, prometido na terça-feira pelo prefeito Clésio Salvaro.

"Estamos fazendo um estudo, que já está bem avançado. A Avenida Centenário vai para o mergulho, porque ali tem o trilho que permanece no mesmo nível. Carros e veículos vão passar por baixo do trilho. Não é viaduto nem elevado, é uma trincheira. O projeto está sendo discutido com a ferrovia Tereza Cristina e a Agência de Transporte Terrestre. A ferrovia nos ajuda a solucionar a parte técnica, porque também é de interesse deles", falou Kátia. "É quase o valor de todo o trecho já licitado pelo Fonplata, então a gente precisa ter bastante responsabilidade com o recurso público. Ele ainda não foi amplamente divulgado porque precisamos estudá-lo bem", acrescentou a secretária. 

Binário

As obras na Santos Dumont devem compreender um complexo processo de revitalização, desde a repavimentação, ciclovias e calçadas, mas também com obras de esgoto em conjunto com a Casan e a construção de galerias fluviais para o escoamento de água. 

"O trecho da Pinheiro Machado até o Pinheirinho vai ser duplicado, com quatro faixas, duas para ir e duas para voltar, com separador físico para dividir as duas pistas. Queremos fazer dali um espaço mais humanizado, um núcleo de desenvolvimento, que seja o centro comercial do bairro São Luiz", detalhou Kátia. 

A região terá também a revitalização da rodovia Luiz Rosso, prevista para a segunda metade de janeiro.  A rua Pinheiro Machado entre a Santos Dumont e Carlos Pinto Sampaio será revitalizada. A rua Carlos Pinto Sampaio também será toda revitalizada, além da pavimentação de toda a rua Fioravante Benedete e parte da avenida Imigrante Polonese. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito