Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jorge Koch confiante: "vamos ganhar a eleição na Fecam"

Disputa na Federação dos Municípios está tumultuada. Chapas que concorrem contra prefeito de Orleans estão impugnadas
Por Denis Luciano Orleans, SC, 27/01/2022 - 21:06 Atualizado em 27/01/2022 - 21:29
Jorge Koch na Amrec, entre os prefeitos Clésio Salvaro e Neguinho / Fotos: Antônio Rozeng / Amrec
Jorge Koch na Amrec, entre os prefeitos Clésio Salvaro e Neguinho / Fotos: Antônio Rozeng / Amrec

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No meio de um imbróglio, a confiança. O prefeito Jorge Koch (MDB), candidato da chapa 1 à presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), confia na vitória. Ocorre que as duas chapas que concorrem contra Koch foram impugnadas, por irregularidades nas inscrições. Os candidatos Milena Lopes (PL), prefeita de Vargem, e Clézio Fortunato (MDB), prefeito de São João do Itaperiú, são os candidatos das chapas 2 e 3. A Comissão Eleitoral da Fecam baterá o martelo nesta sexta-feira (28) sobre a legalidade ou não das chapas para a eleição marcada para a próxima segunda-feira (31).

"Vai ter eleição, com certeza. É o direito deles de espernear. A Comissão Eleitoral não homologou as duas chapas, pois não cumpriram requisitos", explicou Koch, em entrevista ao programa Ponto Final desta quinta-feira (27) na Rádio Som Maior. "Os sete membros do Conselho Fiscal não foram totalmente inscritos por eles, colocaram prefeitos que estão devendo e não podem ser inscritos, e outros colocados à revelia, que foram postos nas chapas sem serem consultados. São irregularidades que vou deixar por conta da Comissão Eleitoral avaliar", detalhou o prefeito de Orleans. 

Nesta quinta, Koch aproveitou o ato em que deixou a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para oficializar o pedido de voto aos seus colegas. "Estamos em campanha. Ainda nesta quinta fiz o convite pessoal aos 12 prefeitos da Amrec, aos da Amurel e Amesc, estou pronto para a eleição", afirmou, confiante que prefeitos da Amesc e Amurel também irão a Florianópolis participar da eleição. "Não tenho dúvida na participação da nossa chapa. Mesmo que venham as outras chapas, estamos preparados, a nossa chapa está completa, vamos ganhar a eleição da Fecam de qualquer maneira", completou.

Jorge Koch ao deixar o mandato na Amrec nesta quinta

Balanço na Amrec

Na sua despedida da Amrec, Jorge Koch citou que a prioridade ao longo de 2021 foi para o reforço das políticas de combate à Covid-19. "As nossas forças foram para o combate à Covid, leitos, vigilância, PM, vacinas, na verdade ficamos o ano inteiro focando energias no combate à pandemia", comentou. No ato, Koch repassou a presidência da Amrec ao prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), de Forquilhinha.

Mas ele elencou outras conquistas também. Uma delas, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional em parceria com a Unesc. "Contratamos o Plano de Desenvolvimento, estamos vendo para colocar em prática o que a Unesc apurou nos municípios. Com o Neguinho vamos evoluir nesse assunto", disse. 

Leia também - Nova sede, aeroporto e turismo nos planos do novo presidente da Amrec

Outra vitória da gestão recém encerrada, conforme Koch, foi a obtenção de um selo importante de certificação de produtos da região. "O selo Sisbi é importante, nossa região pode produzir produtos de origem animal e vender para todo o Brasil. Antes o nosso selo era de inspeção municipal, e só podia vender no município ou na Amrec. Agora, é no Brasil inteiro", observou. "E o Plano de Mobilidade de cada município, uma exigência do Governo Federal para buscar recursos para pontes, ciclovias e mobilidade", sublinhou.

Aeroporto de Jaguaruna

O novo presidente da Amrec colocou como suas bandeiras do mandato a construção de uma nova sede para a associação, o reforço de políticas regionais de turismo e a operação de voos comerciais no aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. "Tomara que tudo dê certo, que o aeroporto de Jaguaruna seja o Regional Sul e o de Forquilhinha poderá servir para voos domésticos e noturnos. Dois aeroportos não são demais", comentou o prefeito Jorge Koch, sobre a bandeira levantada por Neguinho. "O Sul ficou afastado por falta de logística. Essa reforma em Forquilhinha vai servir para receber esses voos", emendou o ex-presidente.

Os prefeitos na Amrec, convidados por Koch para a eleição de segunda na Fecam

O governador Carlos Moisés visita Forquilhinha nesta sexta-feira, às 14h, para entregar a ordem de serviço de R$ 16 milhões para as melhorias no aeroporto Diomício Freitas.

Ouça a entrevista do prefeito Jorge Koch no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito